Tocantins
07.01.2025As medalhas conquistadas nas olimpíadas escolares estão cada vez mais valiosas para os estudantes, principalmente, das escolas públicas. Além da recompensa pelas aprendizagens, algumas medalhas abrem portas para cursos superiores e são critérios para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferta uma bolsa de estudos no valor de R$ 300,00 mensais, por um ano. E foi pensando nos benefícios que a medalha traz que o estudante Gedean Moraes da Silva, 14 anos, se esforçou para estudar e conquistar medalha de bronze na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), na 19ª edição. Na premiação estadual, Gedean ficou com a medalha de prata.
Ampliar as aprendizagens dos estudantes em todos os componentes curriculares também são ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, visando promover uma educação de qualidade.
O estudante Gedean, neste ano, cursará o 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Zico Dorneles, localizado na cidade de Juarina, instituição de ensino jurisdicionada à Superintendência Regional de Educação de Colinas. E foi pensando nas oportunidades que a medalha poderia lhe oferecer que Gedean transformou a sua matéria preferida, a Matemática, em algo que pudesse proporcionar mudanças em sua vida. “Eu tinha feito as provas da Obmep em anos anteriores, mas não sabia o quão bom eram as recompensas para quem ganhasse medalhas. No ano passado, eu fiz a prova da primeira fase e passei por sorte. E quando eu descobri que estava na segunda fase e fui pesquisar sobre a olimpíada e soube da bolsa de estudos, então, eu vi um meio de ajudar com as despesas da minha casa e, por isso, me esforcei e estudei bastante e, agora, estou comemorando o resultado”, contou.
Gedean já está planejando a sua rotina de estudos em busca de mais medalhas em 2025. “Eu continuarei estudando e participando da Obmep e já estou pensando na conquista da medalha de ouro”, frisou.
A mãe de Gedean, Josélia Moraes da Silva, fala da alegria que a família está sentindo pela conquista do filho. “Ver o meu filho sendo medalhista é motivo de muita alegria. Ele destina um tempo para estudar em casa, é muito curioso e gosta de pesquisar e ler coisas diferentes”, comentou.
PIC
O Programa de Iniciação Científica Jr, destinado aos estudantes premiados com medalhas na Obmep, promove a cultura da Matemática e treina os participantes no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados e no aprimoramento das técnicas e do raciocínio lógico.
Curso de Matemática
Os medalhistas em olimpíadas como a de Matemática, Informática, Física e Química podem ter acesso mais fácil ao curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação ofertada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.
Josélia de Lima/Governo do Tocantins