Tocantins
12.01.2026
A equipe da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, de Palmas, comemora a conquista do estudante V. M., de 17 anos, natural de Porto Nacional, que se encontra em cumprimento de medida socioeducativa e que se destacou no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos em prisões ou cumprindo medidas socioeducativas (Encceja PPL), edição 2025.
O estudante alcançou a certificação de conclusão do ensino médio e, com isso, concluiu a educação básica, e começa a pensar nas possibilidades de continuar estudando, cursar uma formação técnica profissional ou uma graduação. Ofertar uma educação diferenciada para os estudantes privados de liberdade também faz parte das ações do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), desenvolvido pelo Governo do Estado, com a finalidade de promover ensino de qualidade para a diversidade de estudantes tocantinenses.
O aluno V. M. encontra-se em cumprimento de medida socioeducativa desde junho de 2025 e se destacou pelo seu comprometimento, responsabilidade e dedicação aos estudos. Ele fez as provas do Encceja PPL, nos dias 23 e 24 de setembro de 2025, exame aplicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foram realizadas avaliações de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. O resultado das provas foi divulgado em dezembro de 2025.
A diretora da escola Keyla Cristina Almeida Oliveira Fonseca ressaltou a importância do trabalho realizado pela instituição de ensino. “A Escola Estadual Mundo Sócio do Saber atende os socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas (Case), desenvolvendo ações pedagógicas voltadas à ressocialização, à garantia do direito à educação e à construção de projetos de vida, por meio de metodologias ativas, acompanhamento individualizado e preparação para avaliações externas”, esclareceu.
Keyla Cristina explicou um pouco sobre as didáticas de trabalhos adotadas pelas escolas do sistema socioeducativo. “A escola, por meio de metodologias ativas, projetos pedagógicos e culturais, como a Eletiva Artemática (Arte + Matemática) e as Mostras Culturais, promoveu um ambiente de aprendizagem significativa, fortalecendo o engajamento, a disciplina e o desempenho dos estudantes, contribuindo diretamente para resultados como este”, explicou.
Mesmo o estudante tendo concluído o ensino médio, a equipe da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber vai ofertar um cursinho preparatório para vestibulares, sendo ofertado uma ou duas vezes, por semana.
O estudante disse que estava feliz com essas oportunidades que a Secretaria da Educação está lhe proporcionado por meio da escola. “Estar cumprindo uma medida socioeducativa não é fácil, mas foi nesse momento que eu entendi o verdadeiro valor do estudo. Concluir o ensino médio pelo Encceja PPL representa muito mais do que um certificado, é a prova de que eu posso mudar minha história. Mesmo privado de liberdade, não deixei meus sonhos serem presos. Hoje me sinto orgulhoso, mais forte e com esperança de um futuro melhor. Quero seguir estudando, trabalhar e mostrar para minha família e para a sociedade que eu sou capaz de vencer pelo caminho certo”, destacou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins