Estudante ganha bolsa de intercâmbio para a Índia

Goiás

07.04.2022

O estudante Rodrigo Borges, da 2° série do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) José Carrilho, no município de Goianésia, ganhou uma bolsa integral de intercâmbio da AFS Global STEM Academies, um programa que representa um sistema de aprendizado específico nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O intercâmbio, com duração de um mês, tem a Índia como destino e a viagem será realizada no período de 23 de julho à 20 de agosto de 2022.

A participação de Rodrigo no programa, inicialmente, começou por conta própria em agosto de 2021. Assim que tomou conhecimento da proporção do STEM, ele conta que entrou em contato as equipes gestora e pedagógica, que o auxiliaram em todo o processo. A professora de Inglês do CEPMG José Carrilho, Amanda Cristina, foi quem o representou e preencheu a Letter of Recommendation (carta de recomendação) solicitada.

A inscrição do estudante foi realizada em fevereiro de 2022. Em seguida, vieram a entrevista e a application, que foram divididas entre as Línguas Inglesa e Portuguesa, o que não foi uma dificuldade para o jovem que fala fluentemente o idioma.

Segundo a professora, o aluno é brilhante e tem um inglês impecável. Ela explica que Rodrigo se destaca também em outras disciplinas e, além disso, ele é participativo nas atividades propostas. “Ser professora do Rodrigo é uma honra. Eu sempre falo para ele que o mundo é todo dele e não estou exagerando. Com essa conquista, ele já deu o seu primeiro passo e, de agora em diante, muitas outras vitórias virão”, ressalta Amanda.

Novas oportunidades

O estudante do Ensino Médio do CEPMG José Carrilho estudou na rede pública de ensino durante toda a vida. Para ele, saber que a educação continua avançando e criando oportunidades como essa para outros jovens no futuro, é muito gratificante e inspirador.

“Essa viagem para a Índia, além de ser uma conquista enorme, é também a realização de um sonho. Tudo isso só está acontecendo graças a educação que me proporcionaram e aos meus pais que sempre me incentivaram. Eles são a minha base. Sem eles, eu não tinha nem começado”, afirma o intercambista.

Rodrigo diz que sempre teve interesse e facilidade na área das Ciências Exatas, que é o campo da ciência dedicado aos estudos quantificáveis. Entretanto, segundo ele, a profissão que seguirá no futuro ainda não está decidida. A única certeza que o estudante tem, no momento, é de que será dentro dessa área de estudos.