Estudante de Rondônia vai representar o Brasil nos Estados Unidos

Rondônia

04.11.2015
Um estudante do Estado de Rondônia representará o Brasil no Programa Jovem Embaixador 2016. O estudante João Paulo Menossi, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede, em Ariquemes,  foi o escolhido e durante três semanas participará de um intercâmbio nos Estados Unidos da América.
A coordenadora Regional de Educação do município de Ariquemes, Núria Sage, destacou todo esforço que foi feito pela família, professores e os profissionais da Escola Ricardo Cantanhede para que o estudante pudesse participar do concurso.
O candidato para participar do programa tinha que estudar em uma escola da rede pública e estar cursando o ensino médio, ter entre 15 e 18 anos, e  excelente desempenho escolar,  um bom nível de domínio do inglês e nunca ter viajado aos Estados Unidos.
Menossi preencheu os requisitos de ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano, além de ter sido avaliadas as características pessoais, como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade.
Para participar do processo de seleção, o estudante teve prova escrita e oral e uma visita de um membro da Embaixada dos Estados Unidos à sua casa. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2016.
PROGRAMA
Criado em 2002 por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades.Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam a capital doS EUA, seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público e privado e do terceiro setor.
Depois, são divididos em sub-grupos que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Texto: Antônio Queiroz