Paraíba
01.11.2024A estudante da 3ª série do ensino médio Jammyly do Nascimento Araújo, da Escola Integral Cidadã Estadual Técnica João Úrsulo, localizada em Pedras de Fogo, integrante da 12ª Gerência Regional de Educação (GRE), foi selecionada para o Programa Jovens Embaixadores 2025. O programa, promovido pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, reúne 30 estudantes da rede pública de todo o país, engajados em ações de impacto socioambiental. Com o tema “30 pela COP 30!”, a iniciativa reflete a parceria entre Brasil e Estados Unidos no fomento de ações sustentáveis e de conscientização ambiental.
O programa Jovens Embaixadores, que terá início em 7 de janeiro e segue até o dia 25 do mesmo mês, propõe uma imersão cultural e educacional nos Estados Unidos. Jammyly, ao lado de outros 29 jovens selecionados, passará inicialmente por uma orientação em Brasília, onde se preparão para o intercâmbio, conhecendo as diretrizes e objetivos da iniciativa. Depois, o grupo embarca para Washington, D.C., onde terá uma introdução à cultura e aos valores norte-americanos antes de serem divididos entre as três cidades anfitriãs: Pensacola, na Flórida; Tulsa, em Oklahoma; e Cleveland, em Ohio.
“Sinto uma alegria imensa e profunda gratidão. Representar minha Paraíba nos Estados Unidos será uma experiência única, cheia de novos horizontes. Ansiosa, preparo-me para essa imersão em outra cultura e para dar orgulho a meus pais, que são o alicerce de tudo. Desejo, no programa, compartilhar o que desenvolvi em meu projeto e aprender com os projetos dos demais. Será uma travessia memorável, cercada por novos amigos e tantas vivências transformadoras”, comemora a jovem estudante de 18 anos.
Durante o intercâmbio, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades focadas em liderança, empreendedorismo e sustentabilidade. A programação inclui encontros com representantes do governo dos Estados Unidos, visitas a escolas locais, oficinas de projetos socioambientais e palestras sobre as diferentes regiões do Brasil. Cada um dos estudantes ficará hospedado com uma família voluntária americana, proporcionando uma experiência completa de imersão cultural, onde podem vivenciar o dia a dia de uma típica família norte-americana.
Projeto - A seleção de Jammyly destaca seu projeto inovador chamado “MoraMandacaru”, desenvolvido para purificar e sedimentar a água utilizando recursos naturais locais. Com a aplicação de moringa, planta conhecida por suas propriedades de purificação, e das sementes de Mandacaru, o projeto contribui significativamente para a melhoria da qualidade da água em sua comunidade, beneficiando tanto pessoas quanto animais. A iniciativa de Jammyly representa uma solução prática e sustentável para desafios ambientais e de saúde pública, destacando o papel da juventude em soluções locais para questões globais.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, fundada em 2003, e implementada pelo Grupo +Unidos, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e das Secretarias Estaduais de Educação. Em seus 23 anos, o programa já levou 848 jovens brasileiros para os Estados Unidos, incentivando o intercâmbio cultural e o fortalecimento das relações bilaterais entre os países. Além disso, existe uma versão reversa do programa, que permite que jovens norte-americanos representem os Estados Unidos em países da América Latina.
A experiência de Jammyly no programa contribuirá não apenas para seu crescimento pessoal e acadêmico, mas também trará benefícios para sua comunidade ao retornar ao Brasil com novos conhecimentos e perspectivas. O intercâmbio visa reforçar habilidades em liderança e despertar um senso de responsabilidade global entre os jovens participantes, capacitando-os para desenvolverem ainda mais suas ações de impacto socioambiental. Essa edição do programa reforça a conexão entre Brasil e Estados Unidos em um contexto de cooperação para o desenvolvimento sustentável, em especial no campo da educação.
O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho, destacou o apoio do Governo do Estado à participação dos jovens em iniciativas de intercâmbio e aprendizado como o Programa Jovens Embaixadores. "É uma grande satisfação ver uma estudante da nossa rede estadual sendo selecionada para uma experiência internacional tão enriquecedora. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Educação, tem incentivado e promovido o acesso dos nossos alunos a oportunidades que ampliam seu conhecimento e visão de mundo. Desejamos que Jammyly aproveite essa vivência ao máximo e traga de volta inspirações para contribuir ainda mais com sua comunidade e com o nosso estado”, disse.