Estudante de Palmares ganha concurso e terá arte que criou na capa de livro didático do Ensino Médio

Premiação

29.04.2021

Gustavo mora no Engenho Jaqueira, zona rural de Palmares, e sempre gostou de desenhar. O jovem, de apenas 17 anos, estuda na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) dos Palmares Dom Acácio Rodrigues Alves e ficou em 1º lugar na região Nordeste no concurso Sua Arte no Livro Didático, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Este é o primeiro ano em que é realizado o concurso, que tem como objetivo selecionar as melhores artes cuja temática seja a Bandeira Nacional para integrarem a quarta capa de livros didáticos que compõem o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), destinado a atender ao ensino médio em 2021.

A informação sobre as inscrições do concurso surgiu no grupo da escola, por meio do WhatsApp. “Foi publicado no grupo da minha sala, junto com o edital. Me interessei e resolvi falar com o funcionário da escola que publicou a informação”, explicou Gustavo.

Entre o esboço e a arte final foram duas semanas de trabalho. “Resolvi expressar no desenho a forma como vejo nossa Bandeira Nacional, a essência do significado de suas cores”, disse o jovem artista.

Como premiação, Gustavo irá receber um computador portátil, uma viagem para participar da Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, e a inserção da arte que criou na quarta capa do Livro Didático de 2021. “Eu sinto que meu trabalho foi valorizado. Ter uma obra de minha autoria nos livros didáticos do PNLD é uma conquista grandiosa’, comemorou.