Estudante de Miracema representará o Tocantins no encontro Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

04.11.2016

Núbia Daiana Mota / Seduc Tocantins

A estudante Ana Beatriz, de apenas 10 anos, foi selecionada para representar a rede estadual de ensino na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria poemas. O encontro acontece no período de 22 a 24 de novembro, em Salvador, capital da Bahia.  Participam do encontro 125 estudantes de todo o país, dentro os quais serão escolhidos 38 para a fase nacional da OLP.

Além de definir os finalistas da Olimpíada, o encontro Regional proporciona a troca de experiências e a participação de atividades culturais e de formação com o objetivo de ampliar as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar aos professores propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Ana Beatriz cursa o 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Oscar Sardinha, em Miracema do Tocantins. Ela conta que o gosto pela leitura foi descoberto já nos primeiros anos de vida, o que segundo ela foi fundamental para o sucesso da estreia na olimpíada. “Desde que eu era bem pequenininha gostava de ler e escrever, mas nunca tinha participado de nenhum concurso assim. Fiquei sabendo pela professora e resolvi escrever o poema, mas eu nunca imaginei que ficaria entre os finalistas. Estou muito feliz e empolgada com a viagem a Salvador”, revela.

Para chegar à semifinal, a estudante foi orientada pela professora de Língua Portuguesa, Lúcia Maria Pereira de Souza Santos, que a acompanhará no evento de Salvador. A educadora relata como foram realizadas as atividades da OLP na escola.  “As oficinas foram desenvolvidas seguindo a sequência didática proposta no caderno do professor da Olimpíada, por meio das quais os alunos foram estimulados a produzir para que seus textos pudessem concorrer. Para nós foi uma grande surpresa e enorme satisfação chegar a este resultado”, descreve.

Conforme o diretor Regional de Educação de Miracema, Antônio Guedes, a participação em concursos literários incentiva os estudantes a descobrir talentos. “Estamos extremamente orgulhosos da aluna Ana Beatriz, da professora Lúcia Maria e de toda a equipe da unidade escolar que acreditou em seus alunos, os inscreveu na Olimpíada e agora ficamos na torcida para chegar à final”, diz empolgado.

A OLP

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos destinado a alunos de escolas públicas que cursam do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.