Estudante de Marechal Floriano é selecionado para ‘Parlamento Jovem Brasileiro’

Secretaria de Estado da Educação do ES

20.08.2019

Riquelme Batista Pereira, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Emílio Oscar Hülle, de Marechal Floriano, foi selecionado para vivenciar e desempenhar o trabalho de um deputado federal em Brasília, por meio do “Programa Parlamento Jovem Brasileiro”. A experiência será entre os dias 23 e 27 de setembro.

Neste ano, o programa recebeu 40 projetos de estudantes da Rede Pública (Estadual e Federal) e Privada do Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) avaliou os projetos de lei recebidos e encaminhou para a Câmara dos Deputados os oito pré-selecionados na etapa estadual.

Os participantes elaboraram um Projeto de Lei, desenvolvendo suas competências nos eixos cognitivos da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos, o enfrentamento de situações-problema, a construção de argumentação e a elaboração de propostas. 

Entre os 12 temas principais, como Economia, Agricultura e Esporte, Riquelme Batista Pereira escolheu “Educação”, e como tema secundário, “Economia”. “O meu Projeto de Lei surgiu a partir da análise da necessidade da boa administração monetária, quando percebi que muitas pessoas atualmente não conseguem manter seu dinheiro no bolso, a longo prazo. Há uma vulnerabilidade no controle dos desejos próprios que, consequentemente, nos leva ao endividamento”, explicou.

O estudante, que tem 16 anos e está na 2ª série do Ensino Médio, relatou que o incentivo dos professores da escola o motivou a escrever o texto, que contou com a revisão da professora de Língua Portuguesa Reni Klipeel Machado.

“Durante os dias que eu estiver em Brasília, quero aproveitar ao máximo para aprender tudo sobre as leis e como é o processo para que seja aprovada. Ao voltar, vou compartilhar as experiências com meus colegas e incentivá-los a participar das próximas edições”, afirmou o aluno.

Texto: Soraia Camata