Estudante de Goiânia vence concurso de vídeos sobre Lei Maria da Penha

Goiás

25.04.2022

A estudante Fernanda Freitas Santos, do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Goiânia, será premiada por sua vitória no 8º Concurso de Vídeos Curtos da Lei Maria da Penha. A estudante produziu um vídeo sobre a importância de denunciar a violência doméstica e ficou em 1º lugar na região Centro-Oeste.

O concurso, promovido pela Câmara dos Deputados em parceira com o Banco Mundial e o Facebook, elegeu cinco vídeos vencedores, sendo um de cada região do Brasil. A competição recebeu 370 vídeos, produzidos por estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o território nacional.

Premiação

Além da estudante, será premiada a professora orientadora do trabalho, Karoline Conceição da Silva Cardoso. A cerimônia de premiação será on-line, transmitida no canal da Câmara dos Deputados no Youtube, no dia 27 de abril, às 17 horas.
Os estudantes e professores vencedores vão receber em seus endereços, como prêmio, um kit de equipamentos de produção de conteúdo, um troféu e um diploma de menção honrosa.

A Lei Maria da Penha foi criada em 2006 para prevenir casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir assistência às mulheres vítimas de violência nas áreas de segurança, saúde física e psicológica, assistência social e assistência jurídica. 

Ações da rede estadual de ensino
Todos os anos, na primeira semana de agosto, as escolas públicas estaduais realizam atividades interdisciplinares de reflexão sobre o tema da violência contra a mulher, na Semana Estadual de Comemoração à Lei Maria da Penha. 
Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceira com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), oferta o curso “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola” para professores, servidores administrativos, estudantes e comunidade em geral. Atualmente, o curso já está em sua quarta edição, conscientizando a sociedade sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em Goiânia, as unidades escolares estão acolhendo estudantes que são vítimas de violência doméstica no projeto Ponto de Escuta. A Coordenação Regional de Educação (CRE) de Goiânia selecionou voluntárias, que foram capacitadas pelo curso Educação e Justiça, para atendimento ao público em todas as escolas estaduais da capital, em espaços privativos.