Distrito Federal
05.02.2021Centros Interescolares de Línguas da rede pública do DF levam jovens a trajetórias de sucesso ao oferecerem habilidade em língua estrangeira
Felipi Alisson de Sousa foi aprovado na Stetson University, na Flórida. Foto – André Amendoeira, Ascom/SEEDF
“O sonho encheu a noite, extravasou pro meu dia, encheu minha vida….”, os versos da poeta Adélia Prado traduzem a trajetória do jovem Felipi Alisson de Sousa, 19 anos, para realizar um sonho. Depois de um ano atípico e, ainda assim, de muito estudo, o Felipi saiu do Centro Educacional (CED) 01 do Guará para ser aprovado na Stetson University, na Flórida. “Meu ingresso no Centro Interescolar de Línguas (CIL) do Guará nasceu da vontade em participar de um intercâmbio. No entanto, fazer graduação nos Estados Unidos parecia um sonho inatingível”, conta.
O sonho não se tornou realidade da noite para o dia. Além de cursar o ensino médio, houve uma época em que o jovem se dividia entre as aulas, o trabalho e um curso técnico noturno. “Houve momentos decisivos, como a minha ida ao Japão por meio de um programa. Nessa época, a ajuda da professora Rose, do CILG, contribuiu para minha aprovação”, relata o estudante.
Posteriormente, Felipi foi aprovado no Programa Jovens Embaixadores. A iniciativa coordenada pela Embaixada dos Estados Unidos seleciona estudantes de escola públicas de todo o Brasil para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. “Viajei em janeiro de 2020, junto com outros estudantes, e descobri a possibilidade de fazer a graduação no exterior”, explica.
A jornada de Felipi rumo à universidade norte-americana e a importância em aprender outro idioma são o tema do podcast desta semana do canal EducaDF, disponível nas plataformas de áudio.
Mundo globalizado e conectado
Os 17 CILs do DF contribuem para a jornada acadêmica e profissional de milhares de estudantes. Foto: Renato Alves, Agência Brasília
Os 17 CILs do DF contribuem para a jornada acadêmica e profissional de milhares de estudantes. Semestralmente, os alunos interessados fazem a inscrição e aguardam o resultado do sorteio eletrônico. Os CILs oferecem quatro línguas: inglês, espanhol, francês e japonês. Além dos alunos da rede, a iniciativa destina as vagas remanescentes aos interessados da comunidade em geral. O período para inscrições à comunidade será entre os dias 4 a 8 de março, no site da pasta.
Assim como Felipi, a história da professora Ionária Araújo também começou com o desejo de aprender um idioma. “Fiz Ingliês no CIL do Gama e essa experiência me possibilitou novas perspectivas. Ao ingressar na faculdade optei por cursar Letras Inglêsl, fui aprovada no concurso da Secretaria de Educação e passei a lecionar. Mais tarde, o idioma me ajudou novamente na seleção para o mestrado em Psicologia. Como mestra, participei de um novo certame e hoje trabalho como orientadora educacional na rede pública.”
Família que aprende unida
Segundo o analista do Tribunal Regional Federal, Angelo Filho, seu interesse em aprender um idioma no CIL de Ceilândia partiu da constatação de que o curso era diferenciado. “Muita gente comentava sobre a excelência do trabalho realizado. Ao concluir o curso, fui aprovado no concurso do Ministério das Relações Exteriores. Como servidor, viajei para outros países, inclusive com a comitiva presidencial”, diz. A jornada de sucesso de Angelo inspirou os sobrinhos. “Dois já concluíram o curso de inglês, outra se formou em espanhol e a quarta, estuda inglês no CIL de Taguatinga”, comemora.
Aldenora Moraes, Ascom/SEEDF