Estudante de escola estadual de Uberlândia vence etapa de melhor redação em Concurso Internacional de Cartas

Minas Gerais

17.05.2023

Superforça, alta velocidade, ultra inteligência e telepatia. Foram esses os superpoderes escolhidos por Giovanna Alves, estudante do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, em Uberlândia, para tornar o trânsito mais seguro. A criatividade e a boa escrita da estudante arremataram o posto de melhor redação de Minas Gerais no 52º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. 

No Brasil, a realização do concurso é feita pelos Correios e é desenvolvida em três fases: escolar, estadual e nacional. A uberlandense de 12 anos concorreu com escolas da rede pública e privada de todo o estado. 

Neste ano, alunos de até 15 anos foram desafiados a se imaginarem como super-heróis com a missão de tornar as estradas mais seguras para as crianças: "Escreva uma carta para alguém explicando quais superpoderes você precisaria para cumprir sua missão”. Giovanna direcionou a carta para a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituição criada em 1948 com o objetivo de garantir o acesso à saúde para toda população do planeta.

“Mandei para a OMS porque é de lá que conseguiriam ajudar a implantar as ideias”, diz a estudante apaixonada pela disciplina de Língua Portuguesa. “A partir do tema, pensei no que poderia ser mudado em relação ao que já existe. Escolhi superforça, supervelocidade, telepatia e superinteligência. Tudo o que me ajudaria a tornar possível as mudanças necessárias para um trânsito mais seguro, com menos acidentes e, com isso, redução do número de mortes de crianças”, completa.  

No processo de elaboração da redação, Giovanna colocou em prática o aprendizado adquirido nas aulas de português do professor Marcion Prado. “Já conhecia o gênero textual carta e como deveria ser sua estrutura. O primeiro passo foi fazer um esboço das  ideias e, a partir disso, fui escrevendo a introdução, desenvolvimento e conclusão. O professor já tinha me ensinado na aula, ele me passou o tema, pediu para que eu colocasse minhas ideias no papel primeiro e também me orientou a tomar cuidado com a ortografia, pontuação e o significado das palavras”.

Marcion avalia que a criatividade foi o diferencial para o sucesso da redação da estudante, que é referência na sala de aula e na escola. “A Giovana foi muito criativa. Ela inventou soluções bem legais para o problema proposto e soube passar isso para o papel”, diz. “Ela é uma estudante exemplar e seus colegas reconhecem nela essa liderança e postura, tanto que é escolhida como representante de turma por vários anos seguidos”, ressalta o professor. 

Além do título de melhor redação do estado, a estudante e a escola foram premiadas com R$ 2.500 cada, valor que Lilian Gonçalves, diretora da E.E. Presidente Juscelino Kubitschek, vai investir no espaço preferido de Giovanna na unidade de ensino: a biblioteca. “Temos incentivado atividades que envolvem leitura e escrita, esse resultado é fruto da dedicação dela, incentivo da família e empenho de nossos profissionais. É gratificante ter nossa aluna vencedora de um concurso internacional como melhor redação de Minas!”.