ESTUDANTE DE ESCOLA ESTADUAL DE RONDÔNIA GANHA CONCURSO DE VÍDEO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

conquista

09.05.2018

O estudante José Alexandre Garbelini Massucato, 3º ano do Ensino Médio da EEEFM. Carlos D. de Andrade, localizada em Presidente Médici, conquistou o 1º lugar no Concurso de Vídeo “A aclamação de Dom João VI, a construção do Estado Brasileiro durante seu reinado e o modo como influenciaram na independência do Brasil”, realizado pela Câmara dos Deputados para estudantes, com até 18 anos incompletos, do Ensino Médio de todo o País. 
O governador Daniel Pereira, ao tomar conhecimento do feito, enviou cumprimentos ao estudante e afirmou que o setor educacional de Rondônia tem melhorado a qualidade do ensino, visto que muitos são os resultados positivos em competições da educação que os estudantes da rede estadual participam e conquistam as primeiras colocações.
A secretária de Estado da Educação de Rondônia, professora Angélica Ayres, frisou que o concurso teve como objetivo incentivar a pesquisa escolar sobre a Independência do Brasil, em 1822, e a importância da aclamação de D. João VI em 1818 e dos atos em seu reinado para essa conquista histórica.
A conquista de José Alexandre contou com o incentivo e coordenação da professora Lucimara Lopes França, que acompanhou o aluno em suas pesquisas sobre o assunto e se dedicou na produção do vídeo. 
Alexandre é estagiário no Ministério Público do Estado de Rondônia, em Presidente Médici. 
Para conseguir participar do concurso, algumas vezes, aluno e professora sacrificaram o horário de almoço para se dedicarem ao trabalho na escola. 
Com o esforço recompensado, Alexandre viajará a Brasília (DF) e receberá o diploma de 1º lugar, em Sessão Solene, a ser realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, em 16 de maio de 2018. O aluno será acompanhado pelo diretor da escola, professor Celso Silvério Belchior. 
O 2º lugar do concurso ficou com a aluna, Aline Galdino Goiz, também do 3º ano do Ensino Médio da mesma escola. A aluna receberá diploma de classificação e participação. Além disso, a escola receberá um kit de obras produzidas pelas Edições Câmara para comporem o acervo de sua biblioteca.