Estudante de Campos Belos vence concurso Jovem Senador 2022

Goiás

11.05.2022

Vitória Costa Dias, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, do município de Campos Belos, venceu o concurso Jovem Senador 2022. Na edição deste ano, o concurso de Redação teve como tema “200 Anos de Independência: Lições da História para a Construção do Amanhã”.  

A representante de Goiás é do município de Arraias que fica localizado no Tocantins. Segundo a estudante, ela sempre morou no estado vizinho, mas, em razão da qualidade da Educação goiana e as oportunidades que são oferecidas aos estudantes goianos, veio fazer o Ensino Médio em Goiás.

De acordo com Vitória, essa foi a primeira participação dela no concurso, por isso, o apoio e o estímulo dos professores e da família foram essenciais. “Inicialmente eu não acreditei na notícia de que havia ganhado, pois foi a primeira tentativa, mas, quando vi a postagem oficial fiquei imensamente feliz. Dedico essa vitória ao meu pai, falecido de Covid-19, que foi o meu maior apoiador”, conta a estudante. 

Preparação e apoio

Para participar do concurso de Redação, Vitória contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Andra Ribeiro, que orientou e auxiliou a aluna no processo da produção de texto. A professora participa do Programa Jovem Senador desde 2015 e essa já é a terceira vez que um dos seus estudantes representa o estado de Goiás. 

Segundo a professora, o Jovem Senador já faz parte das suas ações e assim que o período de inscrições começa, as turmas dão início nos trabalhos sobre o eixo temático específico nas aulas de produção de texto, que são desenvolvidas na disciplina de Núcleo Diversificado. Assim, as melhores redações são analisadas e selecionadas.

Para Andra, apesar de já ser a terceira vez que um aluno seu é selecionado, a sensação foi única. “Saber que outro estudante meu vai vivenciar uma semana no Senado, é uma sensação incrível. Sinto-me privilegiada e ainda mais motivada para continuar sendo agente de transformação na escola que eu atuo e na vida dos meus alunos”, ressalta Andra Ribeiro. 

Semana de Vivência Legislativa 

O Programa Jovem Senador tem como proposta selecionar 27 jovens senadores entre estudantes do Ensino Médio das redes públicas estaduais de Educação, sendo um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. 

Os vencedores, junto com seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá no período de 27 de junho à 1° de julho de 2022, em Brasília, no Distrito Federal. Como premiação, os jovens senadores receberão um Notebook Lenovo BS145 com software Microsoft Windows 10 Pro instalado.

Programas e oportunidades 

Assim como a equipe da unidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, apoia e incentiva os estudantes a participarem, ao máximo, de ações como o Programa Jovem Senador. A superintendência coordena diversos projetos e programas, como esse, voltados aos jovens estudantes. Estas ações abrem oportunidades para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolverem sua autonomia e, principalmente, a capacidade de compreenderem melhor o mundo à sua volta. 

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, ações dessa natureza inspiram os estudantes a refletirem acerca de temáticas/situações que impactam a sociedade, despertando a criticidade e promovendo o protagonismo juvenil.

Jovem Senador 2022 

O programa Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal, por meio da Secretaria Geral de Mesa, da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, e das Consultorias Legislativa e de Orçamento, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, dos demais estados e do Distrito Federal.