Estudante de Belém é selecionado como Jovem Senador 2019

Pará

08.10.2019
O estudante Breno Sanches Viana foi o aluno selecionado para representar o Pará no Programa Jovem Senador 2019, em Brasília. O resultado foi divulgado ontem (8) pela organização nacional do concurso. Breno é estudante da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Prof. Francisco da Silva, em Belém. O estudante alcançou o primeiro lugar na etapa estadual, que contou com a seleção de mais duas estudantes paraenses: Rebeca Ribeiro, de Nova Timboteua, e Jéssica Batista, de Cametá. Mas apenas Breno irá a Brasília juntamente com outros alunos de escolas públicas selecionados em todo o Brasil. 

 O Programa Senado Jovem Brasileiro é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. A de 2019 acontecerá no próximo mês de novembro quando os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal. No Pará, quase 40 escolas públicas de cerca de 20 municípios participaram da seleção. 
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) criou uma equipe técnica para mobilizar escolas e professores e incentivar a participação dos alunos. Este ano, a participação das escolas estaduais foi 140% maior do que em 2018. O número de escolas saltou de 16 para 38 e a quantidade de redações recebidas, de 259 para 1.202. Mas a mobilização alcançou 640 escolas, com o envolvimento de 163 professores e 4.700 estudantes. 
Breno tem 18 anos e estuda no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Prof. Francisco da Silva Nunes. Participou da seleção pela primeira vez por influência do professor de Redação, José Antônio. Com o tema “A participação social faz um orçamento legal”, Breno chama a atenção da sociedade para que ela procure se informar mais sobre os planos orçamentários públicos.