Estudante de Almas vence a 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios

Tocantins

11.05.2023

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

 

 

A estudante Ellen Patrícia Chaves Rodrigues, 13 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Doutor Abner Pacini, localizado em Almas, é a vencedora estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas para jovens.

Neste ano, o desafio era que o aluno imaginasse ser um super-herói; e sua missão, tornar todas as estradas mais seguras para as crianças, e a carta deveria explicar quais superpoderes poderiam ser utilizados para cumprir a missão. 

Como ficou em 1º lugar na fase estadual, a estudante Ellen receberá R$ 2.300 e um certificado. A escola também ganhará prêmios, desta vez, o valor será de R$ 2.500 e certificado. 

Falando sobre a conquista, Ellen ressaltou a dedicação. “Eu me sinto alegre por ter conquistado esse prêmio, por dar orgulho aos meus colegas, professores e família. Eu acreditei no meu potencial e pesquisei muito sobre o tema. Acredito que esse resultado é fruto do meu esforço”, frisou.

A estudante Ellen contou com o apoio do professor de Língua Portuguesa e de Redação, Tassio Henrique Gomes Maciel. “Ellen sempre foi uma menina muito esforçada e dedicada com as suas tarefas. Sobre o concurso, fiz diversas orientações sobre o gênero literário e sobre as pesquisas que deveria fazer e sempre deixei claro que ela era capaz de realizar os seus sonhos”, contou o professor Tassio.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e no Brasil. O concurso é realizado pelos Correios.

O objetivo do concurso é promover a escrita e a alfabetização, por meio da arte epistolar, além de incentivar a criatividade, a comunicação e os conhecimentos linguísticos. 

O concurso é realizado em quatro fases: a escolar, a estadual, a nacional e a internacional. Primeiramente, as escolas selecionam as cartas e enviam para as Diretorias Regionais de Educação, estas fazem uma nova seleção e enviam para a Secretaria da Educação, que escolhe as melhores cartas e envia para a Comissão Regional dos Correios. Na etapa estadual é escolhida uma carta que representa cada estado brasileiro e estas vão para a fase nacional.

A Comissão Nacional escolhe as três melhores redações e a primeira colocada será a representante brasileira na etapa internacional do concurso. 

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins