Maranhão
10.05.2019“Eu nem sei como descrever, eu fiquei tão nervosa e muito empolgada mesmo. Eu nem acreditei quando minha professora falou, pensei que ela tinha se confundido, que era outra pessoa, mas isso me emocionou muito e me deixou muito orgulhosa, fez com que eu acreditasse mais no meu potencial”, é o que conta a jovem estudante do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, em Dom Pedro, Clara Regina Muniz de Almeida, 2º lugar estadual no 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.
Em 2019, o concurso – que no Brasil a realização fica a cargo dos Correios – teve como tema: “Escreva uma carta sobre o seu herói” e Clara Regina diz que sua redação falava sobre Jesus. “Eu amei, fiquei super empolgada e assim que soube eu quis participar, estou muito feliz que o tema foi esse e imediatamente eu soube o que eu queria falar, o maior herói não só para mim, mas para o mundo, pois ele morreu por nós, por causa de nossos pecados”, complementa a estudante.
Poderiam participar do concurso estudantes das redes pública e privada e, de acordo com as regras, as redações deveriam ser em formato de carta, escrita à mão e contendo no máximo 900 caracteres.
Clara Regina, que tem 14 anos e é estudante da 2ª série do Ensino Médio, acredita que iniciativas como essa são importantes para descobrir e incentivar jovens a estudar, abrir suas mentes e pensar fora da caixa. A estudante afirma, ainda, que as pessoas precisam entender que esse mundo só vai melhorar com estudo e conhecimento.
“Eu até criei uma frase: ‘O propósito de estudar é aprender sobre o mundo em que vivemos para que assim possamos torná-lo um lugar melhor’, isso também ajuda a fazer com que os jovens percebam o potencial que possuem e se dedicar a isso”, afirmou ela.
O concurso, que acontece desde a década de 1970, tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos, além de reconhecer talentos nacionais.
Como incentivo, ainda, os melhores colocados de cada fase, estadual e nacional, são premiados com certificados e quantias em dinheiro. Os prêmios são concedidos aos estudantes vencedores e suas escolas.
“Pretendo investir no meu futuro e estudar bastante, vou comprar vários livros de literatura brasileira, estrangeira e que me ajudem a desenvolver melhor a minha criatividade e imaginação e começar a me preparar logo para o do ano que vem, vou investir esse dinheiro nos meus sonhos e em minha educação, pois “a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo”, estou muito feliz mesmo de ter participado”, disse Clara Regina.
Para a gestora geral do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares (CEAIT), Rivânia Dias Falcão, o fomento à produção textual é de suma importância, pois através deste ocorre maior incentivo aos estudantes em ler e desenvolver textos com mais empenho e determinação.
“No CEAIT, sempre fazemos questão de divulgar e incentivar nossos alunos a participar, mostrando sempre que são capazes de fazer a diferença em suas vidas e na vida de toda uma comunidade escolar. Por isso nosso lema é: Educação de Qualidade, Compromisso de Todos!”, declarou Rivânia Falcão.
O Centro de Ensino possui, atualmente, 422 estudantes e a premiação da estudante é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar do ‘Ana Isabel Tavares’.
“Foi uma alegria imensa receber essa notícia. A Clara é uma menina muito esforçada, inteligente e sempre comprometida com seus estudos. Os professores também ficaram maravilhados por mais essa conquista, que só reforça o comprometimento e dedicação de nossos professores em incentivar os alunos na participação das olimpíadas, concursos e competições escolares”, disse a gestora.
“Fiquei muito feliz com a notícia da classificação da Clara Regina, e já esperava esse resultado positivo, baseada em sua competência e no trabalho que já desenvolvemos com nossos alunos durante todo o ano letivo, em todas as ministrações de nossas aulas. Todos os professores do CEAIT desenvolvem um trabalho voltado para a preparação dos alunos, não somente para o vestibular, mas para participar de todos os concursos em que a escola se inscreve. Essa vitória é resultado de um belo trabalho que é desenvolvido em equipe”, ratificou Sidileila Lima Sousa, professora de Língua Portuguesa do Centro de Ensino.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Divulgação