Estudante da rede estadual se classifica em concurso de redação e ganha bolsa de estudos na Inglaterra

Goiás

31.10.2022

A estudante Maryane Beatriz Fernandes Gonçalves, do Colégio Estadual Professor Goiany Prates, em Goiânia, foi aprovada em um concurso de Redação do Immerse Education e garantiu uma bolsa de estudos para ingressar no programa de verão da Universidade de Oxford, Inglaterra.

A jovem, que está matriculada na 3ª série do Ensino Médio, conta que a realização de um intercâmbio era seu sonho e que, assim que soube do programa, resolveu se cadastrar.“Fiquei sabendo por uma pesquisa de intercâmbios em que eu estava interessada, algo que eu almejava desde criança. Minha tia morava na Inglaterra e eu sempre tive o sonho de morar e estudar lá, principalmente na faculdade de Oxford. Sempre foi uma paixão e uma vontade”, relata Maryane Beatriz.

Com o sonho traçado, a jovem conta que buscou auxílio na escola para elaborar o texto a ser inscrito no concurso de Redação da Immerse Education. De acordo com a jovem, os conteúdos das matérias e o auxílio dos professores, tanto individualmente quanto em sala, foram essenciais na produção da redação.

O resultado
Beneficiada com uma bolsa parcial, Maryane Beatriz poderia optar por ingressar em programas em universidades de Sydney, Oxford, Cambridge e Londres. A estudante, no entanto, escolheu por Oxford, uma das universidades mais renomadas do mundo, onde cursará a disciplina de química. A intenção é que ela realize o intercâmbio em agosto de 2023.

Com a vaga para o programa de verão já garantida, a jovem pretende também angariar por uma vaga em uma universidade brasileira. “Vou fazer o Enem esse ano. Eu fiz vestibulares em outras faculdades e estou esperando os resultados”, conta Maryane.

Para o gestor do Colégio Estadual Professor Goiany Prates, Werciley Gonçalves da Silva, o esforço e entusiasmo da estudante viraram motivo de orgulho na escola. “Foi uma grande festa! A gente ficou muito feliz e eu fui de sala em sala mostrando para os demais alunos o potencial que eles têm”, conta Werciley.

Segundo o gestor, casos de sucesso como o de Maryane Beatriz e outros alunos destaque da rede estadual carregam o legado da Educação goiana.

“Essa aluna, daqui a dois meses, não estará mais na escola, mas ela carrega o nome dessa escola. Isso é muito representativo para a gente. Que sirva de exemplo para outros. É para isso que a gente promove situações como essa: para que os outros vejam e tomem coragem de participar”, conclui o gestor.

Immerse Education
O Immerse Education Essay Competion é um concurso de Redação que permite que jovens de 13 a 18 anos de idade, de diferentes nacionalidades, concorram a bolsas de estudo em programas de universidades estrangeiras. Os 10 melhores colocados ganham bolsas de 100% e os demais recebem bolsas parciais de até 50% para cursarem a disciplina escolhida em outro país.