Estudante da rede estadual realiza sonho de se tornar professor de Matemática

Roraima

07.03.2022

Nem todo mundo sabe exatamente qual carreira pretende seguir, mesmo quando chega a fase de prestar o vestibular. Mas, tem quem saiba desde cedo qual é a profissão que tem interesse em atuar. Assim foi com Ítalo Natan Oliveira de Araújo que durante os tempos de aluno descobriu a afinidade com a educação. O interesse foi tanto que de estudante ele passou a professor de Matemática na escola onde estudou desde criança. 

Natural da cidade de Ariquemes, em Rondônia, o jovem chegou a Roraima com três anos de idade e cursou a maior parte da vida estudantil no Colégio Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena, na zona Oeste de Boa Vista. 

Ao saber do concurso estadual para professor, realizado no ano passado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, não teve dúvidas, se dedicou aos estudos de forma direcionada e conquistou a aprovação no concurso público. 

“Sempre estudei em escola pública e no colégio Rittler de Lucena cursei desde a primeira série até o 1º ano do Ensino Médio. Como gosto de matemática, na sala de aula eu ficava interessado em aprender mais porque me destacava nessa disciplina. Então por gostar muito surgiu o interesse de ensinar a matéria”, esclareceu. 

O jovem de 25 anos que viu na educação o caminho para a realização profissional guarda lembranças dos bons tempos de aluno e acredita que a escola pública tem tudo para formar cidadãos e bons profissionais para o mercado de trabalho. 

“Tenho um carinho muito grande pelo colégio Rittler de Lucena, pois lá vivi bons momentos e agradeço aos professores que foram meus mestres, e sem sombra de dúvidas contribuíram demais para a minha formação, não só acadêmica como pessoal também. Por isso para mim é muito gratificante fazer parte da equipe, agora como colega de trabalho”, acrescentou o jovem professor.

Professora não esconde orgulho de ter ex-aluno como colega de profissão 

Thathianne Rodrigues Nascimento, que integra a equipe de professores do colégio Rittler de Lucena, desde 2010, nas disciplinas de Ciências e Biologia, se emociona ao ter o ex-aluno como colega de equipe. 

"A melhor recompensa que temos como professor é ver nossos alunos superando barreiras e conseguindo alcançar seus objetivos. Temos muitos alunos formados em várias áreas e isso faz valer a pena a nossa profissão. Fui professora do Natan e sempre observava o interesse dele em fazer o melhor, e vê-lo retornar à escola como professor é a certeza de que a educação é o futuro do nosso país e o melhor caminho para a construção da cidadania”, enfatizou a professora. 

A gestora Angela Maria Leite de Sousa ressalta que o Ítalo é mais um exemplo de sucesso da escola pública, composta por uma equipe qualificada e que nos últimos anos tem passado por um processo contínuo de reestruturação pela gestão de governo. 

“Temos estudantes divididos em 36 salas de aula, de manhã e de tarde. E ver o Natan formado e hoje integrante do nosso corpo de docentes é um orgulho muito grande e a recompensa para o nosso compromisso enquanto gestão”, ressaltou Angela. 

Em 2022 o colégio militarizado Rittler de Lucena completa 20 anos de criação, e seis anos da mudança para o sistema de ensino militarizado. Com cerca de 2.402 alunos, divididos em 72 turmas, a unidade leciona do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Por: Lidiane Oliveira

Foto Rebeca Bastos/Secom