Estudante da Rede Estadual participa de missão espacial análoga virtual em Marte

ciência

07.07.2021

O estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Lucilo Ávila Pessoa, no Recife, Manoel Neto, de 18 anos, foi um dos 24 estudantes do Brasil a participar de uma missão espacial análoga virtual em Marte. Por meio do projeto Habitat Marte, o único representante de Pernambuco vivenciou uma experiência em uma estação baseada em solo marciano como um astronauta com missões diárias e apresentações de grupos por dia. O projeto é uma iniciativa da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), coordenado pela Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira (AEB), no Rio Grande do Norte.

A simulação aconteceu entre os dias 07 e 21 de junho e proporcionou aos participantes a experiência de serem astronautas análogos ao longo de dez encontros, que foram realizados totalmente de maneira virtual, até o fim da missão. Entre as diversas atividades que foram desempenhadas nas instalações de Marte, destacam-se as funções de chefes, pesquisadores e engenheiros. Tudo se passou dentro de setes estruturas: estação principal, centro de saúde, centro de engenharia, centro de lançamento, de saneamento, de engenharia e de energia. 

Manoel contou que ficou em um grupo de lançamento, sendo o coordenador de rastreio e telemetria (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações de interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas) e fez uma simulação de pouso e lançamento de um foguete em Marte mostrando os tipos de antenas que iriam rastreá-lo e como funcionaria a sua telemetria. “Essa simulação teve uma repercussão muito grande e todos os participantes, inclusive o diretor-geral, Júlio Rezende, gostaram muito”, revelou o estudante do 3º ano do cursos de redes de computadores. 

“Após todos os grupos se apresentarem, tivemos uma última reunião onde me pediram para apenas montar em 3D a estação completa. Ao final, eu não só montei a estação completa como fiz um vídeo mostrando desde o lançamento daqui da Terra até mostrar todos os participantes da Missão 73 do Habitat Marte”, acrescentou. 

O jovem ainda falou que sempre sonhou em participar desse projeto e que se sentiu inseguro de sua participação nele. “Ainda estava incerto de ser aprovado, tendo em vista que estava entre centenas de brasileiros. A partir do momento em que fui selecionado, eu percebi que teria que dar o meu melhor”, ponderou. 

“Estou bastante realizado por fazer parte de algo tão grandioso e que estava em meus sonhos desde criança. Hoje eu posso demonstrar a todos a minha capacidade de ajudar em um projeto como este. No momento, acabei de dar o meu primeiro passo, representando o meu estado, sendo apenas a minha primeira conquista. Estou cada dia mais motivado a estudar e poder contribuir cada vez mais para a nossa sociedade através de projetos que visam o progresso da humanidade. Resumindo minhas palavras em uma frase: gratidão aos estudos”, finalizou.