Pará
05.12.2023A estudante paraense Isabela Nicole Conceição Lima, de 14 anos, do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Paulino de Brito, localizada no bairro do Marco, em Belém, conquistou medalha de ouro durante o Campeonato Mundial de Karatê-DO, realizado neste final de semana (sábado e domingo), na cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco.
A estudante é atleta de karatê desde os 5 anos e neste final de semana ela conquistou o ouro na categoria "kumite" e também trouxa a prata para a casa no "Kata", em disputa contra atletas de outros países. Treinada pelo mestre Garcia, Isabela atua no projeto do Centro Social Santo Agostinho, no bairro de Canudos. A atleta foi convocada pela Federação Paraense de Karatê Shotokan para representar o Pará na competição.
"Foi um campeonato muito bom, saímos de Belém com 45 atletas e conquistamos 71 medalhas no total. Eu fui campeã de comitê e vice-campeã no Catar. Levamos o título mundial para o Estado do Pará. Eu quero agradecer a minha escola que me ajudou muito, os meus amigos e meus familiares também", destacou a estudante.
E quem ficou muito orgulhosa pela conquista da adolescente foi a mãe de Isabela, Eliana Lima, que incentiva a atleta desde muito pequena. "Estou muito feliz por ela, já que não foi fácil, mas chegamos até aqui. Eu só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram, à Escola Paulino de Brito, aos meus amigos, à nossa família, à minha família, pela ajuda. Porque o custo é muito caro, é muito alto o custo, mas graças a Deus conseguimos e vencemos. Uma medalha de ouro e uma de prata. Estou muito orgulhosa da minha filha", disse ela.
Para a diretora da Escola Estadual Paulino de Brito, Maria Raimunda Ferreira, a conquista da estudante do ensino fundamental é motivo de orgulho para a unidade, que estimula a prática esportiva e científica entre os estudantes. "A Escola Paulino de Brito está muito feliz pela conquista da Isabela, que é uma excelente aluna. Na escola sempre incentivamos nossos estudantes na prática esportiva e científica por meio de diversas atividades", conta ela.
A competição, realizada pelo World Karate-do Traditional, ocorreu neste sábado (02) e domingo (03) na Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda, e recebeu atletas de todo o mundo.
Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc