Pernambuco
04.05.2018Yuri do Nascimento Frazão, estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual e a segunda colocação na etapa nacional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), e realizado pelos Correios no Brasil.
Os resultados, divulgados nesta quarta-feira (02), revelaram as três melhores redações de escolas públicas e privadas inscritas de cada Estado. Os primeiros colocados de todas as unidades federativas concorreram na etapa nacional. Nesta fase, Yuri ficou em segundo colocado. Com o tema Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para os seus leitores?, o estudante escreveu sobre as experiências negativas das guerras mundiais, e todos os males que esses fatos trouxeram para a humanidade. Sugeriu, num texto dissertativo, que as gerações futuras erradicassem esse tipo de conflito.
“A gente não pode repetir essa história que trouxe tanta coisa ruim”, acrescentou o adolescente de 15 anos. Ao se deparar com o resultado, Yuri não conteve a emoção. “Eu ainda estou muito surpreso e orgulhoso de mim. Eu me inscrevi um dia antes do término do prazo da inscrição e fiquei muito feliz com o resultado. Sou muito grato a todos que me ajudaram, como a minha professora de português, Luciene Bernardo, e à escola”, acrescentou.
Na etapa estadual, além de Yuri, em primeiro lugar, está Emanuel Davi Lima, da Escola de Aplicação do Recife em segundo, e Maria Clara Silva Amorim, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aníbal Falcão, no Recife, em terceiro. Todos eles receberam prêmios em dinheiro e certificado.