Estudante da Rede Estadual é selecionada para participar de intercâmbio no Peru

Pernambuco

17.08.2020

A estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santos Dumont, no Recife, Débora Myrlan, de 16 anos, foi selecionada para participar do intercâmbio Latin American Leadership Academy (LALA), qua acontecerá em 2021, na cidade de Lima, no Peru. Mas, para chegar a tão sonhada classificação, a jovem percorreu um longo caminho de luta e perseverança. 

Natural de Jaboatão dos Guararapes, cursa o terceiro ano do ensino médio e entrou na rede pública em 2016. Atualmente, mora com a família, pai comerciante e mãe cabeleireira, em Piedade. Em 2019, Débora foi semifinalista do Programa Jovens Embaixadores e participou do programa English Immersion, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos. Logo em seguida, ingressou na Virtual Leadership, promovido pela Girl Up Campaign, que é uma instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para a disseminação dos direitos das mulheres ao redor do mundo. Para a ela, cada programa desse serviu como um aprendizado. “Acredito que cada programa desse que participei foi como um tijolinho na construção do meu sonho”, observou.

O intercâmbio que a estudante vai participar será de sete dias e tem a intenção de redefinir o cenário de liderança da América Latina e desenvolver agentes de transformação para o futuro. Além disso, o LALA visa promover a agenda 2030 da ONU voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, empreendedorismo social e fortalecer a governança democrática, desenvolvendo e conectando uma nova geração de líderes de princípios e socialmente inovadores. 

A iniciativa selecionou jovens engajados em causas sociais com foco nas comunidades. Ativista pela educação e envolvida na causa, Débora atua como protagonista em sua escola voluntariamente, além de ser monitora e se tornar aluna destaque por dois anos consecutivos.

Mesmo em meio à pandemia, a jovem ainda criou um projeto para ajudar os estudantes da rede pública a estudarem para o vestibular. Ela criou um perfil no Instagram, o “Myrlan Studies”, que disponibiliza dicas e materiais para estudo para alunos do ensino médio.

“Vai ser uma oportunidade incrível estar lá junto com outros jovens da América Latina me empenhando cada vez mais. Tenho certeza que vai ser um crescimento acadêmico, profissional e ao mesmo tempo pessoal”, destacou a jovem, que pretende cursar relações internacionais. 

“Nós ficamos muito felizes quando recebemos a notícia. Esse intercâmbio é apenas um passo para a realização do sonho dela”, salientou Adalgiza Alves, mão de Débora.

As passagens da estudante serão custeadas pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado. “É muito gratificante ver nossos estudantes conquistando seus objetivos. A gente fica contente em poder ajudar Débora nesta experiência no Peru que, com certeza, será marcante e proporcionará outros caminhos na vida dela. São resultados como este que a gente percebe que estamos no caminho certo e que todas essas conquistas só são possíveis por causa do empenho e dedicação deles”, destaca Fred Amancio, secretário da pasta.