Alagoas
16.06.2021O estudante João Victor Silva dos Santos, da Escola Estadual Padre Cabral, é um talento da matemática. E este mês sua estrela voltou a brilhar: após quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM) e Concurso Canguru de Matemática, o aluno do 9º ano do ensino fundamental conquista um bronze no Nível 2 (8º e 9º anos) na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma das mais disputadas competições do gênero no país.
Com essa premiação, ele acumula cinco medalhas em olimpíadas/concursos de matemática estaduais e nacionais: bronze e ouro nas edições 2018 e 2019 da OBMEP, ouro na OAM 2019 e ouro no Canguru 2021.
Concorrência - João é o representante da rede pública dentre os cinco alagoanos que compõem este seleto grupo da OBM. Também foram premiados os estudantes Alice Rabello Oliveira, do Colégio Fantástico, Menção Honrosa no Nível 1 (6º e 7º ano); Mateus Amorim Sibaldo Pergentino Vieira, do Colégio Santa Úrsula, Menção Honrosa no Nível 2; João Rafael Silva de Azeredo, também do Santa Úrsula, com medalha de bronze no Nível 3 (ensino médio) e Victor Umbelino Barbosa, do Anchieta, com Menção Honrosa neste mesmo nível.
Ele fala da conquista e do grau de dificuldade da prova. “É uma olimpíada bastante concorrida, com apenas 36 premiados em todo o Brasil no meu nível. Foram dois dias de prova, ambos online: no primeiro, tivemos 3 problemas para resolver em 4h30, e, no segundo, mais três problemas no mesmo espaço de tempo”, recorda João. Ele conta que esta foi sua segunda na OBM e que, na primeira participação, ficou bem próximo de uma premiação.
Professor de João na Escola Padre Cabral, Erisvaldo Pedrosa também enfatiza a complexidade e a concorrência da competição, destacando que o garoto tem um talento natural para os números. “João tem sede de conhecimento, gosta de desafios e tem um talento para o cálculo matemático. Além disso, é um jovem dedicado e um líder entre os alunos da Padre Cabral, um líder para o bem”, destaca.
Orgulho - Sandra Vieira, diretora-geral da Escola Padre Cabral, chama atenção para a maturidade de João e diz que ele é um orgulho para toda a comunidade escolar. “Ele é, de fato, um menino de ouro. É dedicado, estudioso, sabe exatamente onde quer chegar, traça metas e consegue alcançá-las. Vale destacar também o apoio de sua família, que sempre o estimulou e conscientizou acerca da importância do estudo”, frisa a gestora.