Estudante da rede estadual é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

GO

15.10.2021

O estudante Mayck Richard Pereira dos Santos, do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, localizado no município de Goianésia, ficou em 1° lugar na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), tornando-se medalhista de ouro. No mesmo CEPMG, a estudante Mariana de Oliveira, do 7° ano, ficou em 3° lugar e receberá a medalha de bronze.

As provas desta edição da ONC foram feitas pelo sistema on-line. A primeira etapa da Olimpíada foi realizada no mês de agosto e a segunda, ocorreu em setembro de 2021.

Orgulho

Segundo o diretor do CEPMG, Major Dumont, essa foi a primeira vez que alunos deste colégio participaram. “Para nós, grupo gestor e professores, ter dois premiados nacionalmente é reflexo de um trabalho duro executado por todos da unidade escolar e, é claro, motivo de muito orgulho para a família CEPMG José Carrilho”, afirma o diretor.  

De acordo com o diretor, para a realização das provas foram organizados preparatórios através de reuniões on-line, orientados pelo professor responsável Thársis Gabryel, que leciona as matérias de Biologia e Ciências, com o apoio das coordenadoras Eliane Mourato e Pollyana Otoni.

A Olimpíada Nacional de Ciências tem como objetivo despertar e estimular o interesse pelas ciências naturais, identificar e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, tanto na universidade quanto no setor produtivo, e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Premiação 

A premiação dos alunos ainda não ocorreu. Até o momento, foi divulgada a lista dos medalhistas e das menções honrosas. A premiação e entrega das medalhas será orientada posteriormente pela organização da Olimpíada Nacional de Ciências.

Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola, é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela se destina a estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio , Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)