Estudante da Rede Estadual é destaque por aprovação em oito universidades públicas

Pernambuco

15.03.2024

Conseguir uma vaga em uma universidade pública não é uma tarefa fácil, pois requer uma rotina de estudo intensa, sacrifícios pessoais e uma dedicação incansável. Agora, imagina ser aprovado em oito universidades públicas de uma só vez. Esse fato aconteceu com o estudante Anderson Aquiles, de 18 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Coronel João Francisco, que fica localizada no município de São Vicente Férrer, no Agreste de Pernambuco. 

Sua história inspiradora demonstra que, com dedicação e acesso à educação pública de qualidade, é possível alcançar grandes conquistas, independentemente da origem socioeconômica. Morador do distrito de Siriji, que fica a cerca de 10km da escola, Anderson é filho de pai gari e mãe autônoma e viu nos estudos uma maneira de realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos profissionais. 

Estudante de escola pública desde a sua infância, foi na sala de aula que descobriu sua paixão pela física. Desde cedo, o jovem começou a participar de algumas olimpíadas, que serviram também como base de estudo e aprofundamento da disciplina, ajudando a obter excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje, ele acumula 14 medalhas e as exibe com muito orgulho.   

“Desde pequeno, eu fui atraído pela área de ciências. Ainda na minha infância, eu comecei a fazer vários experimentos envolvendo eletricidade e gravitação. Além de ler bastante livros, eu assistia vídeos de cientistas famosos, que foram fundamentais para reforçar minha paixão pela física”, destacou.  

Em uma rotina puxada de estudos, que variava de sete a dez horas por dia, Anderson disse que o apoio da escola foi fundamental. A gestão da unidade de ensino sempre deu apoio e os professores auxiliaram, disponibilizando salas de aula para estudo e materiais didáticos. 

“Anderson Aquiles é um talento e exemplo inspirador para os nossos estudantes e temos muito orgulho dele. Nossa escola,  cumprindo esse papel de incentivar os nossos estudantes à prática de pesquisa, autorresponsabilidade e participação em eventos fora da nossa comunidade, fez com que nomes como o de Anderson e de outros despontassem nesse âmbito. Quando se tem ações de incentivo e envolvimento dos estudantes no dia a dia, visando o projeto de vida de cada aluno associado à visão, valores e missão institucional, o resultado será sempre o sucesso”, enfatizou o gestor da escola, Anderson Bispo. 

No início deste ano, ele recebeu uma notícia que mudou o rumo de sua vida: a aprovação em oito universidades públicas, com destaque para o 1º lugar no bacharelado de física na Universidade de São Paulo (USP). “A sensação que eu tive quando vi que tinha aprovado em oito universidades públicas foi a mesma de pegar um quebra-cabeça e conseguir montá-lo todinho. Foi aquele sentimento de dever cumprido e sensação de felicidade e satisfação comigo mesmo, porque eu provei para mim que sou capaz de chegar onde eu quero”, salientou. Foi uma surpresa até para os pais de Anderson, inclusive, que achavam que ele iria ser aprovado apenas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Diante de tantas opções, a dúvida ainda é grande para escolher em qual universidade ele vai estudar. Anderson tem até o dia 14 de março para decidir o rumo da sua vida acadêmica. Mesmo assim, o jovem já tem tudo planejado para o seu futuro. Ele quer fazer graduação em física, mestrado em física de partículas, doutorado em cromodinâmica quântica na rede, e atuar como pesquisador para trazer contribuições para a sociedade. “Eu estudei muito assunto que vai ser importante para a minha vida. Devido aos meus estudos, eu vou ter uma facilidade na graduação e isso vai me dar um bom desempenho quando eu começar. O primeiro passo já foi dado e os próximos com certeza serão melhores. A questão é tentar, dar o máximo de si e nunca desistir”, finalizou.

Inspiração

As oito aprovações em universidades públicas de Anderson Aquiles deixou todo mundo surpreso e o jovem agora serve como inspiração para os outros estudantes. Na escola, o jovem faz o maior sucesso por onde passa e muitos alunos querem fazer o Enem este ano por causa dele.  

A amiga de Anderson, Yashmym Maryssa, de 17 anos, contou que ele é uma inspiração para ela e o fato dele conseguir essas aprovações fez com que ela se sentisse mais motivada e confiante para fazer o Enem este ano e tentar uma vaga no curso de medicina. “Anderson me inspira bastante. Ele tem uma influência muito grande nos meus estudos. Eu me inspiro muito nele porque ele conseguiu alcançar resultados surpreendentes e eu sei que vou conseguir também. Vê-lo nessa idade, com todo esse esforço, dedicação e inteligência, o torna diferente de outras pessoas que já conheci”, pontuou.