Estudante da rede estadual de Pernambuco ganha medalha de bronze na Olimpíada de Química na Ásia

Pernambuco

20.06.2023

O estudante João Victor Sales, de 17 anos, da Escola de Aplicação do Recife, capital pernambucana, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Química Abu Reikhan Beruniy, realizada no Uzbequistão, na Ásia. Apenas três estudantes foram classificados para representar o Brasil nessa competição, sendo João o único de Pernambuco oriundo de escola pública. 

O adolescente viajou acompanhado da gestora da unidade de ensino e as passagens de ambos foram custeadas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. João Victor foi selecionado para participar dessa olimpíada internacional por causa da alta nota na Olimpíada Pernambucana de Química e pelo bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Química, em que disputou a final, sendo o único aluno do Brasil oriundo da rede pública estadual nos 28 anos de existência da competição. 

A Olimpíada Internacional de Química Abu Reikhan Beruniy aconteceu entre os dias 11 e 17 junho e reuniu estudantes de 15 países. A competição foi dividida em duas etapas: divisão teórica, composta por cinco tarefas e a divisão prática (experimental), composta por uma tarefa. Durante as provas, os estudantes tiveram que responder questões sobre passeio prático; química inorgânica; química orgânica; ciência dos vivos; química física; e química analítica. Além de receberem medalhas, os vencedores foram premiados com certificados. 

De acordo com João, sua dedicação aos estudos possibilitou chegar a uma competição internacional. “Eu fico muito orgulhoso por ter representado Pernambuco, os estudantes de escola pública e o Brasil em uma competição internacional com meu conhecimento. Acredito que essa medalha é apenas o resultado de uma longa jornada de dedicação durante todo o Ensino Médio, pois ela veio para provar que a educação, de fato, pode transformar nossa realidade”, destacou.