Tocantins
08.05.2024O Tocantins já tem uma nova vencedora da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Nesta edição, o primeiro lugar do Estado é da estudante de 13 anos, Ana Raquel Alves da Silva, que cursa o 9° ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Vila Guaracy, em Gurupi-TO. A aluna e a escola vencedora receberão certificados, além das premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente.
O tema deste ano foi “Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem”. O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso é realizado no Brasil pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU.
Acompanhe todas as informações no site dos Correios.
Sobre o Concurso
O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização através da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.
No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU. A participação se dá por meio das escolas (rede pública e privada), que selecionam, entre as redações de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las.
A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional.
(Com informações da Assessoria de Imprensa dos Correios)
Divulgação Seduc/Governo do Tocantins