Estudante da rede estadual de ensino no Maranhão viverá a experiência de ser um Jovem Embaixador 2018

Maranhão

06.11.2017

O estudante Francisco Benedito da Silva Serra, aluno do Centro de Ensino Maria Pinho, escola da rede estadual de educação, em São Luís, foi selecionado para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018. Cinquenta estudantes da rede pública de todo o país foram selecionados pela Embaixada dos Estados Unidos para participar do programa. No Maranhão, além de Francisco Benedito, a estudante Giovanna Gomes Santos Oliveira, aluna do Colégio Universitário (COLUN), também participou da seleção e embarcará para Washington.

Para serem escolhidos, os estudantes tiveram que se encaixar em alguns critérios, como: ter entre 15 e 18 anos, cursar o ensino médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e ter realizado algum trabalho voluntário, por pelo menos um ano. Na etapa estadual, os dois concorreram com mais de 350 alunos da rede pública. Chegaram à etapa final disputando com 162 candidatos dos 26 estados e do Distrito Federal. Cinquenta foram selecionados.

Francisco já havia ficado entre os seis finalistas maranhenses, na edição 2016/2017 do programa, e ganhou o direito de participar, em Brasília, da ‘English Immersion USA’ – uma semana de intercâmbio de idioma, cultura e conhecimento, promovido pela Missão Diplomática dos Estados Unidos. Agora Francisco realizou o sonho maior.

“O legado da imersão já havia sido gigantesco, em saber que nós podemos continuar sonhando, podemos acreditar num futuro maior. E, agora, ser escolhido como Jovem Embaixador, é uma sensação quase indescritível. É uma emoção única. É a certeza de que somos capazes, de que podemos acreditar no voluntariado, acreditar na força de cada jovem. Vou dar o meu melhor e aproveitar o máximo que puder, para trazer mais conhecimento e poder contribuir com a minha escola, minha cidade, meu estado. Estou muito feliz”, destacou Francisco.

No dia 12 de janeiro, Francisco Benedito e Giovanna Santos juntar-se-ão aos outros 48 estudantes brasileiros selecionados como jovens embaixadores e embarcarão para Washington, capital dos Estados Unidos. Nesse período eles participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. Além de seguirem em grupos separados para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Serão três semanas de protagonismo, de experiências educacionais, culturais, de voluntariado e de vida, o que permitirá aos participantes aprimorar suas habilidades em liderança, conhecer uma nova cultura, além de buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Outros quatro estudantes maranhenses que chegaram à fase final do Jovem Senador, passarão uma semana em Brasília, em curso de imersão na língua inglesa, no mês de julho.

Sobre o Jovem Embaixador

O programa, que foi criado há 16 anos pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, é patrocinado pela Missão Diplomática dos EUA, por meio de parcerias privadas e com as Secretarias Estaduais de Educação. Aqui no Maranhão tem, ainda, a parceria do ICBEU, que é responsável pela aplicação dos testes de conhecimento de Língua Inglesa para os alunos.