Tocantins
29.10.2024Primeiro tocantinense convocado para uma competição escolar mundial, Hentony dos Santos, estudante do Colégio Estadual Machado de Assis, de Araguanã, alcançou resultado inédito para o Tocantins ao conquistar três medalhas no ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18. O atleta ganhou uma de ouro nos 100m rasos, prata no salto em distância e bronze nos 400m rasos. O evento, realizado no Bahrain, país dos Emirados Áarabes, teve início no dia 23 deste mês e segue até o dia 31.
Convocado no mês de agosto deste ano para participar da competição que é considerada a Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, Hentony fala da satisfação em representar o Tocantins e vencer no paratletismo. “É uma conquista muito grande para nós! Representar o meu estado é muito gratificante, porque me preparei muito com o meu treinador para que esse resultado fosse possível. Fico muito feliz em levar três medalhas para casa”, completou.
Professor da rede estadual e treinador do Hentony desde 2019, Rafael Gabarrão, destacou a dedicação dos anos de trabalho e a felicidade com a conquista do estudante-atleta. "Desde 2019 estamos treinando juntos. Quando saiu a convocação, a ficha ainda não tinha caído, mas agora com essas três medalhas nós estamos vendo que é real. Ainda estamos processando essa conquista. Estamos muito felizes com o resultado”, relatou.
O treinador enfatizou ainda as dificuldades enfrentadas pelo atleta como a diferença na alimentação e o fuso horário de seis horas à frente, mas que não o impediram de conquistar tantos títulos. Ele também reconheceu o papel fundamental da família no sucesso do atleta. "É um trabalho em equipe que envolve não só o atleta e o treinador, mas também a família, a escola e muitas outras pessoas que nos apoiam. Isso tudo contribui para que ele tenha uma certa serenidade para enfrentar as dificuldades das competições", disse.
Hentony dos Santos foi revelado nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, é o atual recordista brasileiro escolar, classe T47, nas provas de atletismo de 400m e no salto em distância, e já conquistou mais de 50 medalhas em competições estaduais e nacionais.
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins