Estudante da Escola Tancredo Neves vence o 1° Concurso de Redação Constituição em Miúdos

Roraima

14.11.2019

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Com o tema "Direito a Vida" Shakira Esmeralda Plata estudante do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tancredo Neves venceu o 1° Concurso de Redação Constituição em Miúdos. A solenidade de premiação ocorreu na tarde desta quinta-feira, 14 na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima. 


O concurso teve como tema “Jovem, conheça seus deveres e garanta os seus direitos”, e foi promovido pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) pautado na Lei Estadual N° 1.328 de 31 de julho de 2019 de autoria do deputado estadual Renato Silva.


Direcionado aos estudantes do Ensino Médio, o concurso buscou estimular os estudantes a conhecerem e estudarem a Constituição Federal de 1988. Para auxiliar na produção das redações, os estudantes participaram de palestras nas escolas e estudaram a cartilha “Constituição em Miúdos”.


Participaram do certame 561 estudantes de seis escolas estaduais, sendo quatro escolas da Capital (Maria das Dores Brasil, Gonçalves Dias, Tancredo Neves e Vitória Mota Cruz) uma da zona rural de Boa Vista (Crisotelma Francisca de Brito Gomes) e uma escola indígena (Santa Luzia).


Na Seed as ações do concurso foram coordenadas pelo Depe (Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais. No total, foram produzidas 200 redações. A estudante vencedora do concurso é de origem colombiana e mora há três anos no Brasil. Shakira disse que abordou em sua redação sobre o direito à vida.


"Falei sobre o direito à vida, à liberdade e o direito aos estudos que é muito importante para nós. Fiquei surpresa e feliz com o resultado" disse a estudante revelando ainda que pretende cursar Direito na Universidade Federal de Roraima.

Em segundo lugar, ficou o estudante Kayo Gean Felipe Cruz, da Escola Estadual Maria das Dores Brasil e em terceiro lugar, o aluno Maurício Xavier de Carvalho, estudante da Escola Estadual Gonçalves Dias.

Os vencedores ganharam medalhas, certificados e uma Constituição Federal. O primeiro lugar, também ganhou um notebook. As professoras dos estudantes também receberam a mesma premiação dos alunos.


O deputado Estadual Renato Silva disse que ficou muito feliz com o resultado do Concurso. “Levamos nossa equipe para as escolas, para ministrar palestras educativas sobre o conteúdo da Constituição para os adolescentes. A aceitação foi muito boa e espero que a secretaria mantenha esse trabalho nas escolas em 2020”, disse.

A secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo explicou que a Constituição Federal já é tema do currículo escolar e que Lei vem reforçar essa discussão no âmbito das instituições de ensino.

“O estudo da Constituição Federal já está garantido no DCRR [Documento Curricular de Roraima], embasado na BNCC [Base nacional Comum Curricular]. A Assembleia Legislativa trouxe para nós essa inovação criando uma lei para que as escolas pudessem além de ter no currículo, garantir ainda o estudo da Constituição Federal”, destacou Leila Perussolo.

Leila informou ainda que para 2020, o projeto deverá ser ampliado para outras escolas inclusive para as instituições de ensino do interior do Estado, por meio de diversas ações, entre elas, a capacitação de professores.

ASCOM/SEED