Pernambuco
31.10.2019A estudante do 7º ano da Escola Estadual Seráfico Ricardo, localizada em Limoeiro, Ana Beatriz, 12 anos, foi classificada para a etapa final da sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), na categoria memória literária. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (30). Durante a competição a estudante participou de oficinas de texto, bate-papo com autores, rodas de conversa e atividades culturais e de integração. A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Ao todo, 38 professores e estudantes participam da final, que acontece no dia 9 de dezembro, em São Paulo.
Nesta edição, os jovens tiveram que escrever sobre o tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local. Em seu texto, a representante de Pernambuco narra os causos de Dona Santina, antiga moradora do Sítio Pindoba, zona rural de Limoeiro, e revela os costumes da localidade ainda preservados.
A narrativa da memória literária gira em torno de uma pergunta: "por que nascem crianças?". “Eu escolhi produzir sobre essa temática porque as pessoas sempre me incentivaram a escrever. Sempre contei com o apoio muito grande dos meus professores, que sempre me motivaram a ler mais, a escrever mais e a estudar mais. Acredito que esse título vai me proporcionar ganhos muito altos no futuro”, relatou Ana.
“Chegar à final da Olimpíada de Língua Portuguesa é o reconhecimento de um trabalho em equipe, pela forma como a gente conduz esta parceria, com ética, com respeito, com os estudantes participando do processo, colocando a mão na massa, protagonizando ações e transformando cada vez mais a nossa escola para melhor”, destacou o professor de língua portuguesa Augusto Pereira.