Estudante irá representar Mato Grosso do Sul no Concurso Jovem Senador 2022

Mato Grosso do Sul

02.05.2022

O Senado Federal divulgou na última sexta-feira (6) os 27 estudantes vencedores do concurso Jovem Senador 2022. Os estudantes, um de cada unidade da Federação, vão vivenciar o processo legislativo no Senado e as propostas feitas por eles podem ser transformadas em projetos de lei. O tema da redação deste ano foi o bicentenário da independência: 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.

Representante de MS

Em Mato Grosso do Sul, as três redações selecionadas foram das estudantes: Maria Eduarda das Neves Silva, da EE Prof.ª Vânia Medeiros Lopes de Glória De Dourados, Janaína Alves da Silva Oliveira, da EE General Malan, de Campo Grande e Maria Eduarda Jucá Ojeda, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, também de Campo Grande.

A redação selecionada pela comissão do senado para representar nosso estado em Brasília, foi da estudante Maria Eduarda Jucá Ojeda, 15 anos, do 2º ano do Ensino Médio, que teve como orientador o professor Claudomiro Almeida Santos da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, de Campo Grande.

Jovem Senador

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 21 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania.

Vivência

Todos os estudantes que concorrem no concurso de redação são do ensino médio, de escolas públicas estaduais de todo o país. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador e seu professor orientador ganha um notebook como prêmio.

Os autores dos textos vencedores viajam para Brasília para participarem da Semana de Vivência Legislativa, no período de 27 de junho a 1 de julho, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas.

O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores da República, numa legislatura com quatro dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Desde o início do programa, já foram apresentadas 54 proposições ao colegiado. Destas, 40 foram aceitas e passaram a tramitar como projetos de lei e duas seguiram como propostas de emenda à Constituição (PECs). 

Maiores informações sobre o Concurso de Redação Jovem Senador 2022, são encontradas no site do Senado em https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/home/noticias-1/releases/2022/05/divulgados-nomes-dos-jovens-senadores-de-2022 .

Adersino Junior, SED/MS