Santa Catarina
08.11.2024Uma estudante da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina encanta colegas, professores e comunidade escolar com a música. Eduarda tem deficiência visual e autismo e conta com a inclusão proporcionada pela escola para desenvolver ainda mais o seu talento musical, descoberto com apenas 2 anos de idade, de acordo com a família.
“A escola potencializa o que a Eduarda tem mais facilidade em aprender, como a música , mas não deixa de incluí-la e de ensinar de outras formas”, conta Michele Almeida, mãe de Eduarda.
O trabalho na Escola Cívico-Militar Cora Batalha, em Lages, tem sido colaborativo para propiciar um ambiente educacional inclusivo para Eduarda e demais estudantes. A música foi incluída como forma de aquisição dos conceitos, já que a estudante Eduarda possui uma ótima memória e, através da audição, memoriza o conteúdo com mais facilidade e tem mais interesse em participar das atividades.
Um exemplo disso é a “Bandinha”, material lúdico em que os instrumentos musicais têm o nome em braile para estimular e possibilitar o acesso ao mundo da leitura e escrita, pois os estudantes precisam ser familiarizados com as letras, palavras e expressões, tornando o processo de aprendizagem mais atrativo para a estudante.
“Tudo vira música, por exemplo, quando queremos trabalhar mobilidade, estimulando a sua autonomia, fazemos o uso do chocalho para guiá-la, sempre contextualizando a imaginação também com histórias cantadas. A Eduarda tem sensibilidade em tocar os pontinhos então trabalhamos o conceito da pontuação através da música”, destaca a gestora da escola, Analia Andrade.
Eduarda ou Duda, como é conhecida, é apaixonada especialmente pelo piano. Por meio do instrumento, ela expressa toda a sua criatividade e sensibilidade.
“Mesmo sem ver com os olhos, ela percebe o mundo de forma única, através dos sons e toques. Sua coragem, alegria e autenticidade fazem dela uma presença iluminada e maravilhosa, capaz de transformar o ambiente ao seu redor com sua música e essência”, destaca a mãe da estudante.
Com a história da Eduarda, a Secretaria de Estado da Educação reforça o compromisso de proporcionar escolas inclusivas para o desenvolvimento de todos os estudantes.
“A escola é o lugar para todas as pessoas. Buscamos trabalhar com todos os estudantes promovendo equidade, para que todos que aqui estão tenham o seu direito garantido, através de uma escola pública de qualidade que promova a aprendizagem de acordo com as especificidades de cada um”, finaliza Analia.