Tocantins
22.03.2023Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
O estudante Paulo Henrique Oliveira Silva, do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado, conquistou medalha de ouro no Salto em Distância no primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, que está sendo realizado em Brasília (DF), de 21 a 23 de março. Com o resultado, o aluno do Tocantins garantiu vaga para disputar o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo, no Rio de Janeiro, no período de 19 a 26 de junho deste ano.
Doze estudantes-atletas do Tocantins participam do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, representando as cidades de Palmas, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Dianópolis, Angico, Pedro Afonso, Araguanã, Combinado, Porto Alegre do Tocantins e Barra do Ouro. O evento nacional serve como seletiva para o mundial.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), viabilizou a participação da delegação do Estado no nacional, composta por 15 pessoas, entre atletas e professores. As provas são realizadas na Divisão de Educação Física do Comando Militar do Planalto e terminam na quinta-feira, 23.
O estudante Paulo Henrique Oliveira Silva conquistou a medalha de ouro na modalidade Salto em Distância com 6.63 metros, e seu irmão, o atleta João Lucas Oliveira Silva, ficou com bronze, na mesma modalidade, saltando 6.58 metros. Outro resultado significativo para o Tocantins veio com Gabriel Santana Rodrigues, medalhista de prata na prova de corrida de 1.500 metros.
“Não estou nem acreditando que sou campeão nacional. Esta é a terceira vez que estou competindo no campeonato nacional. Valeu muito a pena o esforço de tanto tempo treinando, tentando. Essa medalha vai mudar a minha vida. Agora vou treinar pesado para ir forte para o mundial”, relatou emocionado Paulo Henrique.
De acordo com o professor e treinador dos atletas de Combinado, Rone Jonanthan Pereira de Melo, o inédito resultado representa uma conquista histórica. “Pela primeira vez temos dois atletas do Tocantins em um pódio da Série Ouro. Foram 42 inscritos de todo o País. Esta foi a prova com maior número de participantes do Desporto Escolar da história, e o nosso Estado saiu vitorioso”.
Os três estudantes foram revelados nos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). A iniciativa do Governo do Tocantins é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e está em sua 32ª edição.
Os Jets envolvem, anualmente, cerca de 18 mil estudantes de escolas públicas e particulares com disputas em diversas modalidades individuais e coletivas, como voleibol, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, badminton, judô, ginástica rítmica, natação e atletismo.
Confira a relação dos estudantes-atletas do Tocantins convocados para o Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo 2023, com suas respectivas modalidades e unidades escolares que representam.
Equipe Masculina de Atletismo Escolar
1. Paulo Henrique Oliveira Silva - Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva - Salto em Distância
2. João Lucas Oliveira Silva - Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva - 100 metros
3. Eduardo Borges Gomes - Colégio Estadual Dulce Coelho - Lançamento de Dardo
4. Jean Carlos Reis dos Santos - Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Belarmino Filho - Salto em Altura
5. João Pedro Rodrigues Lustosa - Colégio João de Abreu - 200 metros
6. Gabriel Santana Rodrigues - Colégio Dom Orione - 3000 metros
Professor Técnico: Alfredo Sosa Zamora
Equipe Feminina de Atletismo Escolar
1. Estefany Marques de Jesus - Colégio Estadual Alfredo Nasser - 3000 metros
2. Stephany Moreira Rodrigues - Escola Estadual Maria dos Reis Alves - Salto em Distância
3. Maria Clara Bandeira Rodrigues - Escola Estadual Machado de Assis - 200 metros
4. Tinan Costa Araújo - Escola Estadual Professor Vicente José Vieira - Lançamento do Disco
5. Vitória dos Santos - Colégio Cristo Rei - Salto em Altura
6. Hanysabel Montel Silva - Colégio Estadual São José Operário - 100 metros
Professora Técnica: Divina Neila da Silva Miranda Dias
Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira / Governo do Tocantins