Estudante amapaense tem projeto premiado em feira nos Estados Unidos

Ciência e Tecnologia

22.05.2018

Por Wellington Costa

O estudante Caio Vinícius Lima de Souza, 16 anos, da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, foi campeão na categoria Prêmios Especiais da Intel-Isef na Feira Internacional de Ciências e Engenharia, que acontece no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O Governo do Estado do Amapá apoiou a participação do amapaense no evento, garantindo os custos com passaporte, visto e seguro viagem.

Caio recebeu certificado e premiação de mil dólares, equivalente a pouco mais de R$ 3,7 mil. Nas redes sociais, ele agradeceu o apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed). “Ainda não consigo acreditar que ganhei. Sem a ajuda de vocês essa conquista não seria possível”, ressaltou o estudante.

O Brasil foi representado na Feira Intel-Isef por 25 alunos de diferentes estados e seus 18 projetos, entre eles, o Energia Solar Fotovoltáica, de Caio Vinícius Lima de Souza. A proposta ambiental sustentável dessaliniza água usando energia solar. O projeto, orientado pelo professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Santina Rioli, surgiu a partir da realidade vivida pelas famílias da Vila do Sucuriju, no município de Amapá.

O estudante e o professor orientador integraram a delegação brasileira, após conquistar o 6º lugar na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2017. O professor tem outros 15 projetos em desenvolvimento com alunos da rede estadual de ensino do Amapá. A conquista internacional deu um "plus" ao educando.

“Retorno ao Amapá com o sentimento de ter honrado meu Estado e meu país. Sentimento do peito, cheio de orgulho e lágrimas, por saber que a vitória veio apesar das barreiras encontradas pelo caminho, o que deu mais sabor ao prêmio”, destacou Aldeni Melo.

O projeto de Caio Vinícius ainda concorre na categoria de Projetos de Engenharia Ambiental. O anúncio dos vencedores será feito ainda nesta sexta-feira, 18. O professor Aldeni e o estudante chegarão ao Amapá na madrugada de domingo, 20.