Estratégias de fortalecimento da aprendizagem foram abordadas na Jornada Formativa da EE Thomaz Barbosa Rangel

Mato Grosso do Sul

07.08.2025

A Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel, em Rio Verde de Mato Grosso, realizou, nos dias 1º a 04 de agosto, a Jornada Formativa da SED (Secretaria de Estado de Educação), com foco na recomposição das aprendizagens e no acompanhamento contínuo do desempenho dos estudantes.
A formação contou com a participação do diretor Nilceu Peixoto e da equipe pedagógica composta pelos coordenadores Ana Andrade da Conceição, Suzan Ferronato, Genivaldo Rodrigues, Miriam Ventura, Letícia Joseane Martins, Yhurik Chagas, além do AJA Jhonantan Gonçalves. Também participaram o professor Diego Souza (PCPI) e o supervisor de Educação Profissional Douglas William Ferreira Nogueira.
Durante os encontros, foram discutidas estratégias para o fortalecimento das aprendizagens nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa, com ênfase na recomposição dos conteúdos essenciais e no alinhamento com os descritores do SAEB.
“As professoras participaram ativamente de dinâmicas e debates, refletindo sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das competências de leitura, escrita, oralidade e resolução de problemas”, menciona diretor Nilceu.
Foi apresentada a plataforma MS Speak, ferramenta pedagógica destinada ao ensino da Língua Inglesa, voltada ao desenvolvimento da fala, da linguagem oral, da escrita e do conhecimento linguístico. A proposta visa ampliar as possibilidades de trabalho em sala de aula, promovendo maior engajamento dos alunos e fortalecendo as práticas comunicativas no idioma.
Além disso, a formação promoveu a formulação de propostas metodológicas inovadoras, com o objetivo de diversificar as estratégias em sala de aula e aprofundar o processo de recomposição das aprendizagens. Também foi reforçado o uso da plataforma MS Explica, como apoio ao nivelamento e ao aprofundamento dos conteúdos, contribuindo para a melhoria do desempenho dos estudantes.

O debate também abordou os procedimentos para a aplicação da prova SAEB, com orientações detalhadas sobre sua estrutura e objetivos. As avaliações internas foram aplicadas no 3º e 4º bimestres, fortalecendo a coleta de dados pedagógicos e subsidiando a construção de ações mais assertivas.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar