‘Estou feliz, pois elas conseguiram’, diz mãe de gêmeas selecionadas para escola militar no Amapá

Gestão Compartilhada Militar

20.01.2020

Por Caroline Mesquita 

Na manhã deste sábado, 18, Andréa Fragoso chegou cedo à Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Professora Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, para participar do sorteio de vagas ao 6º ano do ensino fundamental da unidade escolar, destinada à ampla concorrência. A escola é administrada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).

Mãe das gêmeas Joana e Fernanda Callins, de 11 anos, a moradora do Loteamento Terra Nova teve sorte em dobro, pois as duas meninas conseguiram vagas.

“Estou muito feliz que as duas vão estudar aqui. É uma boa escola, e com certeza vão sair daqui com o pensamento de uma profissão”, disse alegre a mãe das garotas.

Outra felizarda é Michele Dias. Mesmo com um bebê de três meses, a mãe não deixou de ir ao sorteio. Ela deu um grito imenso ao ouvir o nome do seu filho de 11 anos, Pietro Dias de Almeida, sendo sorteado.

“Esse grito tava entalado. Hoje acordei cinco da manhã de tanta ansiedade por esse sorteio e, graças a Deus, fui abençoada”, comemorou Michele.

O sorteio de ampla concorrência também aconteceu na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Antônio Messias, no Zerão, que possui administração da Polícia Militar e Seed. À tarde, será realizado o sorteio destinado às comunidades de ambos os colégios.

Processo seletivo

Esta é a penúltima fase do processo seletivo diferenciado das escolas de gestão compartilhada militar Antônio Messias e Risalva Freitas do Amaral. Ao todo, 215 vagas foram disponibilizadas (105 da Antônio Messias e 110 da Risalva), sendo 70% delas destinadas à comunidade do entorno desses colégios e os 30% restantes para a ampla concorrência, garantidas também 10% do total das vagas para pessoas com necessidades especiais.

A matrícula, que é o momento de entregar os documentos na escola e efetivar a vaga, ocorrerá de 21 a 24 de janeiro. As aulas do novo ano letivo iniciam dia 17 de fevereiro, nas duas escolas.