'Estou animada para começar!', diz cuidadora no encerramento do curso de formação para novos servidores da Educação do Amapá

Amapá

09.02.2024

O Governo do Estado finalizou na quinta-feira, 8, o curso de formação de cuidadores para mais de 50 servidores aprovados no Concurso da Educação. Entre os participantes, está a jovem Luíza Pigarrilho, de 19 anos. Ela conta que, com o treinamento, aprofundou os conhecimentos sobre a profissão e se sente mais encorajada para a nova etapa da vida profissional. 

“Eu estou bastante animada para começar e, com os novos aprendizados,vai ser bem mais fácil!”, conta Luíza. 

O curso teve duração de 80 horas, reforçando o preparo dos profissionais que irão atuar na rede estadual de ensino a partir do dia 15 de fevereiro. Os servidores aprenderam sobre primeiros socorros, relações interpessoais e diversidade, enfatizando as peculiaridades encontradas nas escolas amapaenses. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed), a qualificação reforçou a necessidade de preparar os cuidadores para atender diversos grupos, incluindo a comunidade LGBTQIA +, quilombola e indígena, e para lidar com as demandas específicas desses alunos de maneira eficiente e responsável.

“A avaliação que a gente faz é que foi uma atitude assertiva da Secretaria de Estado da Educação ofertar esse curso de capacitação para esses profissionais. É a primeira vez que isso é feito. Esse tipo de capacitação garante um atendimento de qualidade e uma abordagem sensível às necessidades dos alunos”, avaliou o coordenador de Educação Específica da Seed, Emerson Ramos. Cuidador escolar 

Os servidores aprovados para o cargo de cuidador escolar irão auxiliar o estudante em seus cuidados da vida diária e prática. Este profissional trabalha em conjunto com o educador para melhorar a adaptação e dar o suporte aos alunos com alguma deficiência física, intelectual ou transtorno específico.

As principais atividades do cuidador consistem em acompanhar as atividades lúdicas dos alunos, ministrar medicamentos sob prescrição médica e autorização dos responsáveis, auxiliar os alunos nas refeições, entre outras atividades. 

Curso de formação

Mais de 540 servidores aprovados no concurso da Educação participaram dos cursos de formação, com aulas específicas para cuidadores, pedagogos, professores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todos os certificados serão emitidos pela Escola de Administração Pública do Estado.