Estão abertas inscrições para o concurso Solve for Tomorrow que premiará projetos de escolas públicas

Tocantins

03.07.2024

Os estudantes do ensino médio, professores ou instituições de ensino públicas têm até o dia 10 de julho para se inscrever na 11ª edição brasileira do concurso Solve for Tomorrow, que em português significa Resposta para o Amanhã. As inscrições podem ser feitas pelos professores orientadores no portal www.solvefortomorrowbrasil.com.br.

O objetivo é reconhecer e premiar equipes responsáveis por projetos que apresentam soluções para desafios reais utilizando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Os projetos podem estar em sua fase inicial de detecção de um problema e as possíveis estratégias de solução. Um dos critérios é que tenha ações previstas para serem realizadas no segundo semestre de 2024 para acompanhamento pela mentoria especializada do Solve for Tomorrow Brasil. 

O concurso é um programa global da Samsung que estimula estudantes a destinarem um olhar especial para a sua comunidade e propor estratégias de transformação. Os pré-requisitos para a inscrição incluem a participação de três a cinco estudantes com orientação de um professor.

A seleção 

Inicialmente serão selecionados 50 projetos conforme critérios citados no regulamento e estes continuam na concorrência. E desses serão selecionados 20 projetos que serão indicados como semifinalistas.

Durante o período de 20 de agosto a 4 de outubro, as equipes semifinalistas participarão de mentorias técnicas on-line, em plataforma moodle, e, neste período, será produzido um portfólio, que será considerado no processo de avaliação com formulário de detalhamento para a indicação dos 10 finalistas.

A terceira etapa será a produção de um vídeo, e as melhores iniciativas participarão de uma votação por um júri popular. No dia 29 de novembro, haverá uma mostra dos trabalhos, e, no dia 3 de dezembro, serão anunciados os vencedores.

Premiação 

Os professores orientadores dos 20 projetos que serão classificados como semifinalistas receberão um tablet. Os professores, cujos projetos ficarem classificados na lista dos 10 finalistas, ganharão um notebook e será distribuído um tablet para cada estudante finalista. 

O projeto que ficar em 1º lugar receberá um notebook e um fone de ouvido; o que alcançar o 2º lugar ficará com smartphone e fone de ouvido e o que alcançar o 3º lugar receberá smartwatch e fone de ouvido.

E cada uma das escolas dos três projetos premiados receberá um projetor Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins