Estão abertas as inscrições para seleção de formadores para trilha antirracista promovida pela Educação

Rio Grande do Sul

26.01.2022

Os profissionais da rede estadual de educação interessados em fazer parte da trilha antirracista promovida pela Seduc, como formadores, já podem realizar sua inscrição até o dia 4/2. Serão selecionados 12 formadores: 2 por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens) e 4 profissionais com experiência em gestão escolar e/ou atuando em CREs.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

VEJA AQUI O EDITAL

Após processo de formação oferecido pela Seduc, estes educadores elaborarão e conduzirão as formações das equipes das CREs, a construção do conteúdo de cursos para os professores e gestores da rede estadual, além de atuarem como pontos focais nos polos para monitoramento e continuidade das ações focadas na educação antirracista.

Naomy Oliveira, uma das gestoras da Trilha na Seduc, destaca a importância da realização de um trabalho articulado envolvendo todos os setores da secretaria, coordenadorias e escolas, com o objetivo de alcançar resultados positivos na realidade das escolas.

“A trilha nasce da necessidade do olhar da gestão para a equidade. Começa na secretaria e vai até escola, abordando as dimensões do racismo e a necessidade de se ter mudanças estruturais. Iniciaremos com a formação da equipe gestora da Seduc, depois dos coordenadores regionais e coordenadores pedagógicos, até chegar na escola”, explica Naomy.

A estrutura da formação será dividida em módulos que abordam temas como letramento racial e os impactos do racismo na educação pública. A carga horária será de 90 horas e será disponibilizada certificação para os 12 formadores selecionados.