Estão abertas as inscrições para o curso “Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistências”

Minas Gerais

02.08.2023

As inscrições para o curso “Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistências” já estão abertas. Os conteúdos abordados têm uma carga horária de 20 horas e o objetivo de apresentar a história e a realidade atual, bem como os processos de resistência e lutas dos territórios dos povos remanescentes de quilombo. São 1 mil vagas direcionadas a todos os servidores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e demais interessados que queiram participar. As inscrições podem ser feitas por meio deste link até o dia 31 de agosto. 

A capacitação é um oferecimento da SEE/MG, por meio da Coordenação de Educação Escolar Indígena, do Campo e Quilombola (CECIQ), em parceria com o Grupo de Trabalho da Comissão Permanente de Educação Escolar Quilombola (GT-CPEQ). Os conteúdos serão disponibilizados, em formato autoinstrucional e de ensino a distância, na plataforma da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, a partir de 11 de setembro. 

Educação quilombola como tema para mitigar preconceitos

 Esta é a segunda formação com a temática quilombola oferecida pela SEE/MG. O primeiro curso foi o de Legislações da Educação Escolar Quilombola, ofertado em abril e desenvolvido a partir do acolhimento de uma demanda das escolas estaduais quilombolas,  lideranças, professores e equipe técnica da modalidade e apresentada na CPEQ 

Para a realização desse segundo curso não é necessária a realização do primeiro. Assim, não é imprescindível o conhecimento da primeira abordagem para compreender a segunda. 

Após o término do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão. Para ter direito ao certificado, os cursistas devem ter aproveitamento igual ou superior a 70% do total do curso. Os próprios participantes emitem o certificado pela plataforma online,  na unidade "Avaliação e Certificação". Para mais informações, acesse o site da Escola de Formação. 

Curso de Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistências

Modalidade: EAD – autoinstrucional / sem tutoria;
Carga Horária: 20 horas;
Vagas: 1 mil;
Público: Servidores da rede estadual de educação (escolas, Superintendências Regionais de Ensino e Órgão Central) e demais pessoas interessadas no tema;
Plataforma: Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais;
Período de inscrição: 1 a 31 de agosto;
Período de realização: 11 de setembro a 29 de outubro — após a conclusão do curso, os participantes receberão um certificado pela própria plataforma.