Tocantins
08.07.2024Estão abertas as inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), destinada a estudantes e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no portal www.olimpiada.fiocruz.br até o dia 12 de agosto.
A olimpíada tem a finalidade de incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados para os temas transversais saúde e meio ambiente e promover a reflexão de forma crítica sobre os temas propostos e suas interfaces com a educação e a cidadania.
Os interessados podem inscrever trabalhos desenvolvidos em 2023 ou 2024, em uma das duas categorias de ensino (fundamental e médio) e nas três modalidades que são produção audiovisual, produção de texto e projeto de Ciências.
Avaliação
A avaliação dos trabalhos será realizada em duas etapas: a regional e a nacional. Na etapa regional, as comissões julgadoras escolhem os destaques de cada região que compõem a Obsma, em cada uma das três categorias e nas três modalidades e nessa fase serão premiados 36 trabalhos.
Na etapa nacional, serão premiados os seis destaques nacionais da 12ª edição da Obsma, sendo que o professor e o aluno responsável pelo trabalho serão convidados para participarem da premiação nacional, com as despesas pagas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A cerimônia de premiação nacional será aberta ao público e será realizada na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em data a ser definida.
A Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente foi criada em 2001, e é um programa educativo realizado a cada dois anos, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas de todo o país.
Projetos das escolas
As escolas podem inscrever os projetos que estão sendo desenvolvidos e que apresentam impactos na vida da comunidade, como as experiências com as hortas escolares, iniciativas de monitoramento de rios, acompanhamento de coletas de lixo, campanhas de conscientização sobre dengue, entre outros.
A coordenadora estadual da Olimpíada, a professora Salete Lopes, da Secretaria de Estado da Educação, ressaltou a importância de as escolas participarem da olimpíada. “A OBSMA tem grande relevância, no contexto educativo, pois oportuniza aos estudantes o despertar da curiosidade e envolvimento científico nos cuidados com a saúde e o meio ambiente. Como também na promoção de mudanças de comportamento e adoção de práticas saudáveis para a saúde ambiental e humana, melhorando a qualidade de vida da sociedade a qual pertence, além de promover um despertar dos estudantes a ingressarem em cursos relacionados com as áreas afins”, frisou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins