Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Tocantins

06.02.2024

Teve início nessa segunda-feira, 5, o período de inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições serão realizadas pelas escolas, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição, disponível no portal  www.obmep.org.br, até o dia 15 de março. 

A olimpíada é dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas. 

Entre os objetivos da Obmep temos o de estimular o estudo de Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos tenha acesso ao material de qualidade e contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas. 

Provas

As provas da olimpíada são realizadas em duas fases. A primeira será composta de questões objetivas e será realizada na escola no dia 4 de junho. A segunda será discursiva a ser aplicada no dia 19 de outubro, nos polos indicados.  

Prêmios

Neste ano, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1950 medalhas de prata, 5850 medalhas de bronze e 51000 certificados de Menção Honrosa. Também haverá premiação para professores, escolas e secretarias municipais de educação.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins