Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Tocantins

01.04.2024

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), destinada a estudantes que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio. As inscrições tiveram início no dia 30 de março e poderão ser realizadas até o dia 3 de junho, no portal www.obfep.org.br

O credenciamento da escola no portal da olimpíada será realizado por um professor, que será responsável pela divulgação e aplicação das provas na escola. A olimpíada premiará estudantes, professores e unidades escolares.

Os estudantes que alcançarem medalhas de ouro, prata e bronze poderão receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior, e a premiação é considerada como critério para o ingresso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Itajubá (UF-Itajubá – Minas Gerais) e Ilum – Escola de Ciências. 

As provas serão realizadas em três níveis, sendo o A para alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental; o nível B é destinado a estudantes que cursam a 1ª ou a 2ª  série do ensino médio, e o C, para jovens que estejam na 3ª ou 4ª série, neste último, estudantes dos cursos técnicos. 

A olimpíada será realizada em duas fases. A primeira está marcada para ser realizada no dia 20 de agosto, na própria escola, com questões de múltiplas escolhas. A segunda fase acontecerá no dia 23 de novembro, e as avaliações serão aplicadas nos Centros de Aplicação, que serão divulgados pela Comissão Organizadora. A segunda prova será formada por questões teóricas e uma atividade prática.

A Olimpíada de Física das Escolas Públicas é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins