‘Estamos gerando conhecimento para o futuro’, diz Waldez em lançamento de mestrado

Mestrado

17.12.2019

Por Wellington Costa

Em cerimônia na tarde desta terça-feira, 17, no Centro de Ensino Profissionalizante de Música Walkíria Lima, o governador do Amapá, Waldez Góes, reforçou a importância da oferta de programas de mestrado aos servidores do Estado e população amapaense, destacando a produção de conhecimento voltada ao desenvolvimento estadual.

“Estamos gerando conhecimento para o futuro do Amapá. Precisamos de trabalhos científicos conectados com as políticas públicas para que possam ser usados pelo poder público e iniciativa privada, traduzindo em resultados positivos para a população amapaense”, destacou Waldez.

mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas é ofertado pelo Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e a Agência de Fomento do Amapá. São 40 vagas abertas. Essa é a terceira turma de mestrado aberta pelo governo.

“Isso demonstra visão de um governador que é focado no desenvolvimento de sua terra. Ceará e Amapá já criaram um vínculo que vai além da pesquisa científica, passando pela relação de trabalho e também de amizade”, falou Francisco Horácio Frota, coordenador do programa de mestrado e doutorado da Universidade do Estado do Ceará

A secretaria de Educação conta com 265 profissionais com título de mestrado e outros 12 com doutorado, em sua rede. A oportunidade de estudos no Amapá é um dos diferenciais do programa.

“O servidor, por exemplo, não vai precisar sair do estado para cursar o programa, ele ficará perto da família, com apoio dos entes queridos. Isso demonstra preocupação do governo com o servidor público. Além de que o edital é aberto para a população em geral”, pontuou Goreth Sousa, secretária de Educação.

Linhas de pesquisa

O mestrado disponibiliza cinco linhas de pesquisa:

  1. Avaliação de Instituições Públicas, Programas e Projetos Educacionais;
  2. Estado, Democracia e Participação Social;
  3. Família, Gênero e Geração;
  4. Planejamento e Gestão de Políticas Públicas;
  5. Políticas Sociais e Desigualdade. 

Inscrições 

As inscrições já iniciaram e seguem até o dia 20 de dezembro. O candidato deve acessar o site http://www.politicasuece.com/ e baixar o formulário de inscrição. Após preenchimento, enviar por Sedex junto com a documentação completa exigida no edital, incluindo o anteprojeto de dissertação. A divulgação do resultado das inscrições será no referido site e na secretaria do curso de mestrado, no dia 23 de dezembro.

Etapas, procedimentos e matrícula

1ª: Prova dissertativa, no dia 10 de janeiro de 2020, no Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), em Macapá.

2ª: Entrevistas e avaliação do anteprojeto de dissertação, além da análise do currículo lattes. Acontecerá entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2020, no Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), em Macapá. Resultado final será divulgado no dia 31 de janeiro de 2020, no site www.politicasuece.com e secretaria do mestrado.

Matrícula: 12 e 13 de fevereiro de 2020.

Financiamento

Os aprovados no processo seletivo para o mestrado poderão solicitar contrato de financiamento do curso por meio da Agência de Fomento do Amapá, que poderá fomentar até 100% do valor total do curso, orçado em R$ 24,3 mil. Se o candidato optar pelo financiamento, poderá pagar em até 36 vezes, de acordo com as regras da Afap.

Aulas

As disciplinas serão fundamentalmente ministradas de segunda a sexta-feira, de 14h às 22h, uma vez por mês, no Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), em Macapá. A previsão do início das aulas é para o primeiro semestre de 2020.