Estado trabalha no lançamento do Documento Curricular do Tocantins com adesão dos 139 municípios

Base Nacional Comum Curricular

20.08.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demandou nos Estados e no Distrito Federal que os respectivos Documentos Curriculares da educação infantil e do ensino fundamental fossem redesenhados por meio de regime colaborativo. No Tocantins, o Documento contou com a adesão dos 139 municípios.

As estratégias de entrega e implementação do documento nas escolas foram discutidas na manhã desta segunda-feira, 19, em reunião entre técnicos responsáveis pela elaboração do Documento Curricular e o secretário executivo da Educação, Juventude e Esportes, Robson Vila Nova Lopes. O Documento Curricular do Tocantins está previsto para ser lançado em setembro.

De acordo com Robson Vila Nova, esse é o momento de trabalhar com as instituições na construção de um caminho comum para a implementação das ações. “Já trabalhamos junto com as universidades, que são as formadoras dos profissionais que atuam na educação, e com os municípios, que vivenciarão o currículo dentro de suas regionalidades”, ressaltou.

Ainda de acordo com Robson Vila Nova, o documento marca uma fase importante na implantação da BNCC. “Esse documento servirá de base para as escolas elaborarem seu Projeto Político Pedagógico, em conformidade com a nova BNCC e colocando o aluno como protagonista. Paralelo a essa fase, estamos trabalhando com a proposta do ensino médio”, apontou.

A coordenadora estadual da equipe de implantação da BNCC, Rosângela de Sousa Leitão, destacou o processo de construção do documento. “Ele foi elaborado em regime de colaboração entre o Estado e municípios, com uma equipe formada por 30 pessoas, sendo representantes das redes estadual, municipais, universidades públicas e privadas”, explicou.

A secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Maria Solange Rodrigues de Sousa, destacou a importância do trabalho dos municípios. “Os gestores municipais deverão realizar o acompanhamento da implantação, verificando os resultados, as dificuldades, para que possamos trabalhar garantindo que os índices educacionais avancem cada vez mais”, apontou.