Acre promove formação no programa Caminhos da Educação do Campo destinado à primeira infância

Acre

29.06.2022

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está promovendo a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo – Primeira Infância. A abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Palácio da Justiça, em Rio Branco. O público-alvo são os coordenadores do programa na rede municipal, e o evento se estende até quarta, 29.

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Ensino da SEE, Gleicicleia de Souza; da chefe do Departamento de Educação do Campo, Nazaré Rodrigues; da chefe da Divisão de Ensino do Campo Primeira Infância, Priscila Pinheiro; da vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC); da secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda de Abreu; e da secretária municipal de Educação de Capixaba, Rosângela Tessinari.

“Em nome da Undime e dos 19 municípios que aderiram ao programa, viemos em forma de firmar as parcerias e o andamento do programa. As formações trazem muito conhecimento e troca de experiências sobre o que já foi realizado e o que deve ser encaminhado para este ano”, observou Fernanda de Abreu.

O Estado tem o desafio de garantir educação à toda a população rural e o programa oferece, às crianças de 4 e 5 anos das áreas rurais de difícil acesso, o atendimento educacional domiciliar, assegurando o direito à educação, à inclusão e à permanência das crianças no ensino sistematizado.

“Essa é uma parceria que vem dando muito certo, o programa está desde o ano de 2021 em execução; é uma releitura do Asinhas da Florestania, que funcionava anteriormente”, destacou Priscila Pinheiro.

O trabalho, realizado por um agente de educação que atende regularmente as famílias nas comunidades, proporciona às crianças das áreas mais longínquas do estado novas oportunidades de atendimento na educação infantil.

“Espero que esta formação seja muito produtiva e que venha a atender as necessidade de cada um de nós; que nos ajude a tirar as dúvidas na hora de realizar o trabalho no nosso município, com as famílias e com as crianças. Somos multiplicadores de conhecimentos”, declarou Roseane Paiva, coordenadora do programa no Jordão.

Como as escolas de difícil acesso são muito distantes e as crianças ainda são pequenas, elas têm que percorrer longas distâncias e, para evitar esse difícil deslocamento, o atendimento se dá nas casas das crianças.

 

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes