Secretaria lança primeiro clube de ciências da Educação Inclusiva na Bahia

Bahia

02.05.2022

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi da Bahia, localizado em Salvador, unidade pertencente à Secretaria da Educação do Estado (SEC), inaugurou, nesta sexta-feira (29), o Clube de Ciências Autis, a primeira experiência da Educação Inclusiva no estado. Durante a atividade promovida no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), também foi entregue um kit de robótica para o clube. 
 
Através do programa, a SEC vem promovendo a popularização da ciência, socializando ideias e experiências que despertem o interesse científico, crítico e criativo, além de outras estratégias na construção do Clube de Ciências da Bahia nas escolas da rede pública estadual de ensino. Além disso, vem dando subsídios e suporte para a criação de associações do tipo Clube de Ciências, envolvendo todas as ofertas do Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e as modalidades de ensino: Ensino de Jovens e Adultos, Campo, Quilombola, Indígena e Inclusiva.
 
O estudante autista Yule Miguel Silva, 12, que recebe atendimento na unidade e será um dos integrantes do clube, falou de que forma as atividades do projeto vão impactar no seu aprendizado. “O clube vai ajudar a expandir a nossa mente na área de Ciências e robótica e poderá criar oportunidades para nós no futuro. Gosto muito de astronomia e robótica e estou animado com o clube, pois teremos várias atividades práticas”.
 
A coordenadora do PCE, Patrícia Oliveira, ressaltou a importância da criação do clube. “Este é um marco histórico para a Educação Inclusiva e científica no estado da Bahia. É o primeiro clube exclusivo para estudantes com Transtorno do Espectro Autista que visa dar visibilidade e reconhecer as possibilidades de ampliação de estratégias que o PCE põe em prática no seu fazer pedagógico, desenvolvendo e socializando espaços de pesquisa científica nas escolas estaduais da Bahia”.
 
Sobre os clubes - Os Clubes de Ciências são propostas do PCE que incentivam a organização de grupos de pesquisa científica nas escolas estaduais da Bahia. Os clubes são formados por estudantes, docentes, gestão e coordenação que se interessam por pesquisas e questões investigativas. As atividades desenvolvidas visam despertar e desenvolver o interesse científico dos estudantes, através de uma perspectiva diferenciada sobre o ensino das Ciências e Tecnologias. A proposta dos clubes é realizar pesquisas a partir de questões de interesse do educando e que, preferencialmente, sejam questões de relevância social, com foco na resolução de problemas concretos.