Estado e universitários baianos discutem programas de assistência estudantil

Bahia

31.05.2019

As Secretarias de Relações Institucionais (SERIN), da Educação do Estado (SEC), Administração (SAEB) e Casa Civil promoveram uma reunião, nesta sexta-feira (31), com representantes dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s) das Universidades do Estado da Bahia (UNEB), de Santa Cruz (UESC) e de Feira de Santana (UEFS) e com gestores da Assistência Estudantil das universidades. A pauta foi sobre os programas de assistência estudantil promovidos pelo Governo do Estado, tendo como foco o Mais Futuro, que oferta estágios e auxílio financeiro para garantir a permanência nas universidades dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica. 

O Mais Futuro já beneficiou 10.480 estudantes das quatro universidades públicas estaduais da Bahia com o auxílio permanência. Neste ano de 2019, 6.210 estudantes se inscreveram. De acordo com o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, a reunião foi importante, pois retoma o diálogo com os DCE’s e com gestores da Assistência Estudantil, em uma agenda estratégica que contribui para o avanço do programa Mais Futuro e para a melhoria da Educação no Estado. “É uma agenda de diálogo e importante, pois tratamos a questão do desenvolvimento do projeto e as possibilidades de avanço no atendimento da assistência e permanência estudantil nas universidades. Continuaremos dialogando, pois as instituições presentes reconhecem a política de Estado para a Educação e como ela tem sido efetiva para garantir a assistência e permanência”, pontuou.

A coordenadora Executiva de Articulação Social da SERIN, Mary Cláudia C. e Souza, reforçou a importância do diálogo constante entre Governo, estudantes e universidades. “O Estado sabe do valor e da necessidade da continuação das políticas de assistência e permanência de estudantes nas universidades, sendo assim, trabalha para que essas políticas continuem contribuindo para o desenvolvimento do Estado e da nossa população, através do acesso à educação pública de qualidade”. 

O coordenador geral do DCE da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Josimar Ferreira, também falou sobre o encontro. “Esse momento é importante para que a gente possa, de fato, avançar na avaliação, no aprimoramento das políticas públicas, mas especificamente do Mais Futuro, que podemos pontuar como um avanço no Estado da Bahia, que assume para si a responsabilidade com o auxílio aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica”.

A assessora de Assistência Estudantil da UESC, Márcia Roseli, também considera como um avanço as deliberações realizadas. “A partir daqui, vamos tirar um calendário de reuniões para avançar nessa pauta de acesso e permanência dos estudantes e isso sinaliza para um avanço na construção de uma agenda permanente, com reuniões periódicas”, afirmou.