Estado e Municípios encerram Ciclo de seminários Regionais do Projeto Político Pedagógico à luz do Currículo Sergipano

Sergipe

01.08.2019

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Departamento de Educação (DED), encerrou na última terça-feira, 30, o Ciclo de Seminários Regionais com gestores das redes municipais de ensino, visando orientar as comunidades escolares para a reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) à luz do Currículo de Sergipe. Ao todo, foram realizados 14 seminários com profissionais das redes estadual e municipais. O encerramento aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissionalizante Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, contando com a presença de prefeitos e secretários de Educação dos municípios do alto e médio sertões sergipanos.

O Ciclo de Seminários foi promovido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento foi aberto pela secretária municipal de Educação de Nossa Senhora das Dores, Silene Lima, e houve ainda apresentação cultural com a Garota Caipira e Rainha do Milho.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seduc, Ana Lúcia Lima Muricy, os seminários foram importantes devido à necessidade da readequação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e da discussão de dois grandes desafios para este ano, que são a Formação Continuada para a implementação dos PPPs e a readequação dos PPPs ao Currículo de Sergipe. Ela fez um balanço positivo do Ciclo de Seminários.

"Foi um momento de muita reflexão. O Currículo de Sergipe vai possibilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do ensino fundamental e em relação aos direitos de aprendizagem para a educação infantil. É um repensar de práticas, pois no Projeto Político Pedagógico esse alinhamento é necessário, deixando de dar ênfase ao conteúdo e dando mais importância às competências e habilidades que serão desenvolvidas, e aos direitos de aprendizagem que serão assegurados", disse.

Ana Lúcia explicou ainda que os professores precisam ter um outro olhar sobre essas etapas escolares. "É necessário que eles entendam que cada etapa tem a sua importância. Educação infantil não é para preparar o aluno para o ensino fundamental, mas sim para que os direitos dos alunos sejam respeitados, como brincar, experimentar, exercitar a oralidade, linguagem corporal e oral, entre outros", afirmou.

Engajamento

Para o presidente da Undime/SE, é de fundamental importância se fazer um maior engajamento dos municípios com o Estado para fortalecer a educação. Ele falou sobre a importância da construção coletiva do Currículo de Sergipe, em regime de colaboração. "O Ciclo de Seminários mostrou a necessidade dessa aproximação da Seduc e da Undime, dando suporte aos municípios para a implementação do Currículo de Sergipe, todos eles reconhecendo a importância da iniciativa de se realizar essa formação. Quando nós vamos até os municípios, fica mais fácil para que mais pessoas possam participar, tornando o debate mais democrático", disse.

A técnica de Legislação e Normas do Conselho Estadual de Educação, Flora Teixeira, ministrou palestra em todos os seminários. Para ela, essa experiência foi significativa e de muitos aprendizados para todos os participantes. "A gente pôde mostrar que as pessoas precisam criar essa proximidade com os PPPs, tendo eles como algo vibrante e importante para a escola. Acima de tudo, pudemos orientar em relação às mudanças do Currículo de Sergipe, para que saibam desenvolver os PPPs aliados ao Currículo", declarou.